terça-feira, 27 de janeiro de 2015

3 Dicas para quem ser um leitor assíduo

Ler o que realmente se gosta! - os clássicos, são clássicos por alguma razão. Contudo, nem toda a gente gosta de associar o tempo da leitura a um acto de "pensar" e prefere encontrar no acto de ler apenas um escape, um entretenimento. Não há mal nenhum em ler livros tipo romances de bolso! Se é disso que gosta, força! Leia! Se prefere ler livros infantis, força! Leia! 

Seja flexível - experimente outros tipos de livros de vez em quando. As pessoas passam a vida a crescer e a mudar de gostos. O mesmo acontece com os nossos gostos literários; eles mudam convosco. Por isso, explore e não tenha medo do que é diferente.

Não tenha medo de desistir - umas das coisas que me faz ler menos acontece, quando estou a meio de uma leitura mais morosa/aborrecida. Para quem quer começar a ter hábitos de leitura, encontrar logo um livro desses pode levar ao abandono do objectivo. Não tenha medo de desistir e voltar a tentar mais tarde! Há uns anos atrás, comecei a ler "Em Busca do Carneiro Selvagem" de Haruki Murakami. Desisti, porque estava a achar um tédio descomunal e a história não me estava a dizer nada. Passados alguns anos, voltei a pegar nesse livro e hoje Murakami é um dos meus escritores favoritos!


3 comentários:

Liℓiαnα☆ disse...

Excelentes dicas!
Gostei! ;)

Sara disse...

Não sei quanto à primeira...Entre ler certos livros e ver Televisão, acho que a última é preferível.

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá!

Gostei muito das dicas!
Ultimamente já não tenho problemas em desistir de um livro. Se não estou a gostar não insisto mais. Deixo para depois.

Beijinhos e boas leituras!