sexta-feira, 24 de julho de 2015

"Sapatos de Rebuçado" - Joanne Harris

Quem acompanha o blog, já deve ter notado que gosto bastante de ler livros de Joanne Harris. Não são só aquelas descrições de comidas e cheiros deliciosos, que fazem crescer água na boca, que me cativam, mas também a forma simples como constrói histórias. 

Contudo, tenho de revelar que não gostei muito deste "Sapatos de Rebuçado". 

"Sapatos de Rebuçado" é o nome da sequela de "Chocolate". O leitor descobre que, após abandonar a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de Chocolate, Vianne Rocher procurou refúgio e anonimato em Paris. Não está sozinha, tem ao seu encargo a já quase adolescente Anouk e a sua filha mais nova Rosette. Aparentemente a sua vida sem graça, permite-lhes passarem despercebidas, enquanto gere uma pequena e pouco sucedida chocolaterie no centro da cidade. Tudo corre sem graça e alegria até à chegada de Zozie de l'Alba, uma mulher cheia de segredos obscuros, mas que recorda a Vianne e a Anouk o modo como um dia viveram e foram felizes. 

O que é que eu não gostei nesta sequela? Posso começar por dizer que o enredo pareceu-me forçado. Desde esta necessidade de uma sequela para "Chocolate", que na minha opinião era desnecessária, até à parte em que toda a história se desenrola de forma previsível e muito lenta. Enquanto lia o livro tive a sensação de que tudo parecia sem a graça e magia típicas das histórias desta escritora.  As próprias revelações sobre o passado de Vianne não pareceram fluir com naturalidade. Pergunto-me se serei só eu que terei achado que este livro serviu para "encher uns chouriços" e ganhar uns trocos? Demasiado longo para muito pouco conteúdo.

Ainda assim, a escrita e linguagem mantém as características típicas de um livro do universo Joanne Harris. Ainda que o enredo tenha desiludido, convido os fãs a lerem o livro e a tirarem as suas próprias conclusões.
 

3 comentários:

Sara disse...

Achei o mesmo...E o terceiro volume ainda é mais fraquinho. Mas a Zozie é uma grande personagem. Foi a única coisa que gostei realmente. E do cimitério xD

Sara disse...

*cemitério

Ana Luisa Alves disse...

Sim, fiquei com pena de não saber MAIS sobre ela...porque era realmente a personagem com mais potencial. Ainda bem que me avisas! Já fica para daqui a muito tempo ler!