quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sou péssima a gastar dinheiro

Sou péssima a gastar dinheiro. Primeiro porque não tenho assim tanto; segundo, porque quando o tenho sinto-me culpada em gastar em coisas, que daqui a uns anos não servem para nada. A minha mãe já me acusou de ser uma forreta de primeira. Não sei quando é que fiquei assim... 

Esta inércia monetária só desaparece na altura de comer e viajar. Acho que são as únicas ocasiões onde não me interessa se vou ter de gastar algum. Também gosto muito de comprar presentes para outras pessoas. 

O problema aparece, quando quero comprar algo para mim mesma, ou para a nossa casa (que não seja de comer)...primeiro sinto que tenho de fazer um estudo de mercado e mesmo fazendo esse estudo, na maior parte das situações, acabo por perguntar: "preciso mesmo disto?" e a resposta é quase sempre "não". Acabo por não comprar roupa até ter as cuecas e meias rotas, e acabo por ter a casa tão decorada, como quando viemos para cá viver (há 4 meses atrás). É triste.

Esta pressão para gastar e ter mais coisas deixa-me deprimida. Sinto que, mais uma vez, não me encaixo. Eu não quero mais coisas, porque sei que depois de as receber, há uns dias que sinto aquela felicidade de "aquisição de coisas novas" (como nos Sims), mas depois torna-se banal. É só mais uma coisa no meio de mil. 

Mesmo em relação a livros, é muito raro comprar algum. A maior parte dos que tenho foram oferecidos e os que quero normalmente encontro na biblioteca municipal, ou no "mercado negro online". Ainda assim, devem ser dos poucos objectos que talvez passasse a comprar sem me sentir culpada. Afinal de contas, se não fosse a colecção gigante de livros que os meus pais juntaram, talvez eu nunca tivesse tomado o gosto pela leitura? 

Quem sabe...agora que sou independente, posso fazer o que quiser com OS MEUS euros! 

Ahaha! Como nos enganam...






1 comentário:

Ângela disse...

Gosto mesmo dos teus posts. Faz-me ter saudades do meu anterior blog.

Eu também sou assim. Custa-me gastar dinheiro. Mas não tenho problema nenhum de não ter cortinas nem candeeiros cá em casa. :-)
Sobre os livros, acho que em toda a vida só comprei uns 3 ou 4. O resto é emprestado. Estou eu aqui a conter-me para não comprar 2 livros que queria TANTO!! :-(