sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tenho um segredo...

Chama-se ASMR - Autonomous sensory meridian response. Em português diz-se Resposta Autónoma Meridiana Sensorial. Acho mais fácil dizer ASMR e é o termo que utilizo. 

Há mais de um ano atrás os vídeos de ASMR no Youtube, vieram solucionar o meu problema de insónias, ou paranóicas antes de ir dormir. Durante grande parte da minha vida adulta senti dificuldades em dormir descansada. Os pequenos problemas pareciam tomar proporções astronómicas durante a noite. Por uns 3 anos usei filmes da Disney, sobretudo nas noites mais complicadas, para conseguir adormecer. Nos últimos tempos já não estavam a resultar. 



Os vídeos do John Green e do Crash Course também ajudavam, mas mais uma vez...não eram perfeitos. Na maior parte das vezes, eram demasiado interessantes para me fazerem adormecer! 

Um dia, quando andava à procura de vídeos com sons de taças do Tibete (Uma das melhores recordações que tenho da Madeira! O som é simplesmente relaxante!), deparei-me com esta coisa do ASMR. Fiquei imediatamente maravilhada com os arrepios (os chamados tingles) que os sons que aquelas pessoas faziam provocavam em mim. Mostrei os vídeos às minhas amigas que acharam a ideia só muito "estranha". O meu namorado também achou estranho e até assustador. Na realidade eu acho é que eles sentiram vergonha de terem pessoas aleatórias a sussurrar nos ouvidos deles. 

É compreensível. Mas eu tinha um problema e queria uma solução. Isto resultava comigo e bastavam 10 minutos, para me sentir cheia de sono e dormir como um porquinho o resto da noite.

E foi assim que, há mais de um ano atrás, comecei a ver vídeos ASMR antes de ir dormir. A minha rotina nocturna consiste em ligar o meu telemóvel ao carregador, acoplar os auriculares e escolher um vídeo ASMR para ver e adormecer. Normalmente sou capaz de desligar o Youtube antes de chegar à fase em que durmo. É muito raro adormecer mesmo. Mas o que importa é que os meus mil pensamentos param durante uns minutos e consigo adormecer. Há noites que nem preciso dos vídeos. 


Passado mais de um ano, sigo inúmeros canais e pessoas no Youtube, que se dedicam exclusivamente ao ASMR. Todos os meses descubro gente nova, que faz coisas interessantes e diferentes. Já não sinto muitos "arrepios". Com o tempo ganha-se alguma resistência aos estímulos. No entanto, acho reconfortante na mesma e já se tornou um hábito. Recomendo para quem tenha problemas de insónias. Mesmo que pareça estranho no início! Há imensos tipos de estímulos (Triggers, como lhes chamam), para todos os gostos! Basta terem uns auriculares e estão prontos!

Boa noite! (Links disponíveis ao longo do texto! ;))

Sem comentários: