sexta-feira, 15 de abril de 2016

10 Curiosidades Britânicas



Vai fazer mês e meio, que estou por terras inglesas. Já deu tempo, para conhecer os arredores e fazer uma viagem pela costa este escocesa (detalhes mais tarde). Resumindo, já deu tempo para começar a aperceber-me de pequenos pormenores, que não deixam de ser curiosos. 

Nós, portugueses, temos a tendência para acharmos que os outros são sempre melhores que nós (excepto no que refere ao vinho e ao futebol); se é estrangeiro, principalmente inglês ou americano, é melhor! No entanto, tenho-me apercebido que há coisas que são melhores em Portugal e que aqui são só estranhas:

1) O Tempo – não me refiro ao ser mais quente, ou frio; ao estar chuva, ou neve. Refiro-me ao saíres de casa e conseguires perceber que o tempo que tens de manhã, vai ser o mesmo que tens ao final do dia. Podes planear a tua roupa de acordo com o que te aparece na janela. Aqui não. A Escócia é conhecida por ter todas as estações do ano num dia só e é isso que acontece. A título de exemplo, hoje acordei e estava a chover. Lá fui eu com o guarda-chuva. Às 5 da tarde estava um sol maravilhoso e lá vinha eu de guarda-chuva em punho. Acho que é por isso que por aqui as pessoas desistiram dos guarda-chuvas…Para não parecerem ridículas. 

  
2) O pessoal aqui não valoriza o almoço como deve ser! - Lá estou eu a comer a minha massa de frango, ou o meu arroz de marisco, e toda a gente à minha volta a comer uma sandes de pão Bimbo e umas batatas fritas. Uma vez por semana até nem tem mal, mas depois começa a dar prisão de ventre comer tanto pão! Não há nada como sentar à mesa e comer um bom prego no prato, ou uns restos de feijoada do dia anterior. 


 3) Era suposto isto ser o país do chá. - mas toda a gente parece arruinar cada aroma diferente adicionando leite! Verdadeiro apreciador de chá é sem açúcar e, acima de tudo, sem leite!

 
4) Nas estradas toda a gente me contorna como se eu fosse uma baleia. - Alguns chegam mesmo a parar para eu passar na berma de uma estrada onde cabiam 3 carros! Eu mesma não sou grande condutora, mas ou é por Pitlochry ser uma vila constituída por muitos reformados, ou as pessoas aqui são todas um bocado cautelosas demais (aka azelhas!). 

5) Queixam-se a toda a hora. - Muitas das pessoas com quem me cruzo queixam-se demais. Meu Deus... se elas vivessem em Portugal não sobreviviam nem meio mês. Tinham uma depressão por excesso de trabalho, falta de horários e salários decentes e de sei lá que mais e acabavam por se atirar abaixo de uma ponte qualquer. Aí é que elas teriam razões para se queixarem! É engraçado no início, quando pensas “que pussys” e que podes aguentar muito mais que eles, depois torna-se só irritante. E então percebes – as pessoas vão sempre queixar-se, independentemente de onde vivem, ou de como vivem.


  6) Nunca gritam. - Sempre que fui chamada a atenção fizeram-no sempre de uma forma muito civilizada e ainda não vi ninguém passar-se da cabeça em locais públicos. São todos muito controladinhos. Não digo que não seja bom…eu própria sinto-me em estado Zen desde que aqui estou, mas uma pessoa fica com saudades de um bom espectáculo de gritaria e azeiteirada de vez em quando. 




7) Nunca se tocam. - Quando cheguei cá não sabia muito bem como havia de cumprimentar a minha FAT escocesa. Optei por abraçar, já que íamos ser da mesma família durante 3 meses. Mas tirando os vets do sitio onde estou, a quem dei um “passou-bem”, nunca cumprimentei mais ninguém com aperto de mão, beijinhos, abraços…só um “ Olá! Tudo bem?”. No início achei fixe. Agora acho só rude. Quando vamos às quintas ninguém se cumprimenta com aperto de mão e faz-me sentir mesmo mal-educada, porque cumprimentar é o que se faz logo! 
Numa cultura como a nossa, onde toda a gente passa a vida a dar beijinhos, abraços, palmadas nas costas, apertos de mão, cócegas, etc etc a ausência de contacto físico de qualquer tipo está a irritar-me! Ou se calhar é só porque ainda não arranjei amigos a sério…? 


 8) Ficam bêbados cedo demais. - Uma vez fui a uma entrevista de emprego num bar. Eram 18:30 da tarde e mal abri a porta do sitio e entrei, parecia que tinha sido transportada para um bar português às 2 da manhã! Alta gritaria e pessoas a cantar. Hmmm eu ainda nem jantei! Aguentem lá os canecos! Não admira que depois das 22h não haja nada para fazer. Por outro lado, dá muito tempo para curar a borracheira e para no dia seguinte estar no trabalho às 9h, com ar apresentável!

 
9) Cumpridores de regras. - É giro ver a reacção das pessoas, quando se fala em propositadamente infringir uma regra. Alguns olham perplexos e sem acreditarem no que acabaste de propor. Outros riem-se e dizem “Boa ideia!”, como se nunca lhes tivesse ocorrido fazer diferente, só porque é uma regra. É aí que percebes porquê que Portugal está como está…demasiadas pessoas a pensarem em como quebrar regras. O inverso acontece aqui…demasiadas pessoas a cumprir as regras. Se calhar devíamos cruzar as duas culturas e criar um lugar mais equilibrado! 


 10) Quando perguntam se está tudo bem, querem mesmo que respondas! - Em Portugal sempre me pareceu estúpido as pessoas dizerem “Olá! Tudo bem?” e continuarem a andar sem esperarem por uma resposta. Por essa razão sempre disse, e digo, apenas “Olá!!”. Aqui as pessoas esperam que dês uma resposta e que perguntes se também está tudo bem com elas…no início as pessoas ficavam a olhar para mim, à espera que eu respondesse, e eu demorava imenso, porque não sabia que era suposto dizer realmente como estava! 

Claro que este texto não passa de uma generalização...só para que não ofenda ninguém! 

Sem comentários: