Não é segredo que adoro os livros da Joanne Harris. Claro que existem excepções, como o infame "Maligna", do qual não gostei assim tanto, mas que tem desculpa, porque foi o primeiro livro da escritora. Era portanto uma grande falha da minha parte ainda não ter lido a obra que a catapultou para a fama internacional e que, até hoje, é considerado o seu melhor livro; Estou a falar de "Chocolate".
Se em "Vinho Mágico" a autora conseguia fazer-nos ficar com água na boca, mesmo se não fossemos apreciadores desta bebida, imaginem o que fez com este "Chocolate"; toda a leitura foi acompanhada por guardanapos para limpar a baba que escorria pelos cantos da minha boca...pronto era mais para limpar os restos de chocolate que comia, enquanto lia.
A história começa quando Vianne Rocher e a sua filha Annouke chegam à aldeia provinciana de Lansquenet-sous-Tannes, numa Terça-feira de Carnaval. Apesar de nunca ficar no mesmo sítio durante muito tempo, Vianne deixa-se levar pelo encantamento da sua filha durante o desfile carnavalesco, e decide fixar-se nesta pequena aldeia. Abre uma chocolaterie e cedo começam os murmúrios típicos destas pequenas aldeias, onde as mudanças são geralmente vistas com maus olhos por aqueles que lá habitam.
Apesar disso, a chocolaterie La Celeste Praline torna-se num modesto sucesso e consegue conquistar o coração e os sentidos de alguns dos habitantes mais carismáticos desta pequena aldeia. Mas, nem tudo corre bem. A abertura desta acolhedora loja de chocolates é vista pelo pároco como um verdadeiro atentado pagão à sagrada época da Quaresma, decidindo iniciar uma luta, que acaba por tornar-se pessoal, contra a permanência desta "estrangeira" no seu território.
É um livro do qual gostei muito. Considero que de facto é um dos melhores livros que já li da autora, com uma escrita deliciosa (literalmente) e com uma sequela que estou curiosa por explorar nos próximos tempos.
É um livro do qual gostei muito. Considero que de facto é um dos melhores livros que já li da autora, com uma escrita deliciosa (literalmente) e com uma sequela que estou curiosa por explorar nos próximos tempos.
9 comentários:
Boa review, parece ser um livro delicioso :P
Já o tenho na estante desde o ano passado, este ano tenho mesmo que pegar nele!
Obg! Aconselho mesmo! Eu já tinha visto o filme. Ainda assim, o livro é melhor. (como quase sempre acontece lol)
Cumps!
Ainda não vi o filme, mas prefiro ler o livro primeiro. É como dizes, normalmente o livro é melhor :P
Adoro este livro! Acho que já o li umas duas ou três vezes...E tem continuação, mas nenhum é tão bom como o primeiro.
Estou a ler os "Cinco quartos de laranja" e estou a gostar muito :) !*
Me encanto esté libro, ah y tres cuartos de naranja,también.
Saludos
Eu vi o filme, mas ainda não li o livro, espero não me desapontar, por já ter visto o filme.
Li e gostei
Gostei muito dos 3 livros da colecção :)
Enviar um comentário