sábado, 30 de março de 2013

Ler qualquer coisa?

"Ler qualquer coisa é melhor que não ler nada."

Não, não é. Considero que ler a revista Maria, ou a Lux, por exemplo, é uma perda de tempo. Se é para ler porcarias dessas, então eu acho preferível não ler. Que vá antes fazer croché, praticar desporto, estar com os amigos, ou fazer um bolo. Sempre é mais produtivo.

A verdade é que existe essa ideia de que como quase nimguém lê, então há que incentivar tudo o que seja ler.  Leiam-se os rótulos das caixa dos cereais, leiam-se as revistas cor de rosa, os romances da Margarida Rebelo Pinto, leiam-se as bulas dos medicamentos (isso convém ler); acho que dá para entender o que quero dizer.

Só ler não chega. É preciso saber ler; ler para entender novos pontos de vista, diferentes possibilidades de vida; podemos ser mil pessoas e voltar a ser quem somos em minutos, e enquanto aqueles que não gostam de ler, ou que acham que ler o que enumerei em cima basta,não entenderem isso, nunca terão a hipótese de experimentar a sensação de viajar sem sair do lugar.

Estarão sempre presos ao mesmo lugar; terão sempre a mesma perspectiva. Ficarão parados, sem nada de novo que os enriqueça.

2 comentários:

Jojo disse...

Olá Alu,
tens toda a razão. Ler porcaria é a mesmo coisa que não ler nada, é embrutecer!

Tens um selinho no meu blogue!

Alu disse...

Olá Jojo! Muito Obg pelo selinho! ^^