sexta-feira, 3 de junho de 2011

Os Vampiros/anjos/alquimistas e as estudantes.

Depois de ler para aí uns cinco livros que começavam todos da mesma forma, fartei-me. A prova disso é que a semana passada comecei a ler dois livros e desisti quase ao virar da primeira página. Como é possível estes livros não serem considerados plágio do Crepúsculo (que por sua vez é plágio do Sangue Fresco)?!
Começam sempre com uma rapariga, vítima de uma tragédia qualquer, que conhece um rapaz na escola que a faz perder a cabeça assim que o olha. Depois de algumas semanas, descobre que o rapaz em causa tem um poder especial qualquer e entra, ou não, em estado de negação, acabando por inevitavelmente cair nos braços do seu amante sobrenatural.
Por esta razão, tomei uma resolução: exceptuando a série do” Sangue Fresco” da escritora Charlaine Harris e os livros da Anne Rice, acabaram-se os vampiros, os anjos e os alquimistas, até, pelo menos, o final do ano!

Chegou a altura de evoluir para algo diferente...

8 comentários:

Carla disse...

Olá
Aconselho-te a leitura de "A noite de todas as almas" de Deborah Harkness, o primeiro volume foi lançado em Abril e trata-se de uma trilogia que a meu ver promete.
Boa leitura;)

Alu disse...

Obg pela sugestão, mas para já, vou manter-me afastada do mundo dos vampiros ;)

ohjoana disse...

Até que enfim que alguém o diz também. Mas, ainda assim, se esses livros todos copiam o Crepúsculo, o Crepúsculo copiou da série True Blood, então True Blood foi copiado das série Vampire Diaries, que na verdade são livros publicados segujndo sei em 1991, sendo que True Blood se baseia em livros publicados em 2001. Mas, enfim não vem para o caso! :) Eu gosto de Vampire Diaries, ainda assim li os dois primeiros livros e não li mais nenhum porque prefiro a série televisiva. Hoje em dia é o que está a dar, vampiros e adolescentes, de uma forma tão massiva que quem gostava de ler histórias de vampiros agora quase que se envergonha de o fazer... há tantos livros, será que as pessoas estão tão cegas? Ou querem ser ignorantes?

Ana C. Nunes disse...

Concordo com o teu *rant*, mas sinceramente não vejo semelhanças nenhumas entre o Sangue Fresco e o Crepúsculo. É que o Sangue Fresco nem sequer se passa numa escola (e deve saber isso melhor que eu, já que é fã).

No entanto isso não lhe tira a razão. São tantos os livros de YA que usam a mesma fórmula, que até já cansa. :(

No entanto, parece-me que está a ler os livros errados, pois há excelentes livros com vampiros, e imagino que também os haja com anjos e alquimistas (ainda não li nenhum, por isso não posso falar). Se calhar deve é afastar-se dos YA (literatura para jovens) e passar a narrativas mais adultas (se lê Anne Rice e Charlaine Harris, com certeza está já no caminho certo).

Dentro desses temas, aconselharia a leitura de "Susnshine", de Robin McKinley; a saga "Irmandade da Adaga Negra", de J.R.Ward; e a saga "Night Huntress", da Jeanine Frost. :) (especialmente a primeira, que é diferente de todos os livros de vampiros que já li.
Também aconselharia o "Deixa-me entrar", do John Ajvide Lindqvist .

Alu disse...

Joana - acho que as pessoas querem ser ignorantes, mas não sabem. Tenho uma colega que só lê livros desses e fala deles como se fossem espetaculares, quando na realidade são todos mais do mesmo...No entanto, estou a tentar dar-lhe a conhecer coisas melhores, emprestando-lhe livros.

Ana - a historia do True Blood não se passa numa escola, mas o número de coincidências é elevado. Duas das coincidências mais evidentes: mas temos uma telepata que só não consegue ler mentes de vampiros(EDWARD lê mentes, excepto da Bella), temos lobisomens (também os temos no Crepúsculo), Sookie está indecisa quanto ao seu amor por um Lobisomem ou por um vampiro (também o mesmo drama no Cropusculo).
Agradeco-lhe também as sugestões, embora de momemento a aquisição de novos livros esteja fora de questão :S.
Já vi o filme baseado no livro "Deixa-me entrar" e gostei bastante.
Cumps!
Alu

Juliana Poggi disse...

Eu só li um de anjos e acho O Nome do Vento se enquadra em alquimistas...então ainda vou ler algumas coisas...mas vampiro saturou! É muita coisa...um bombardeio, chega uma hora que a gente pensa mesmo 'Chega! já deu o que tinha que dar...próximo!'

Sara disse...

A única coisa que li foi o crepusculo...dp tentei ler a Marcada mas não consegui...aquilo é mau de mais...

Acho que o problema é falta de sentido critíco, às vezes nem é preciso passar da sinopse para perceber que a história é vira o disco e toca o mesmo...

Mas estou curiosa para saber qual será a próxima moda...

Alu disse...

Acho que a próxima vão ser as fadas...