Os portugueses são prós em remediar. É excelente, para nos poupar chatices, excepto se o remediar tiver a ver com animais...aí a coisa dá quase sempre para o torto e quem acaba por sofrer são os patudos.
É o caso das pessoas que acreditam que podem resolver os problemas dos seus animais recorrendo a Brufens, Benurons e afins. Não! Está mal! Ao fazerem isso estão apenas a condenar o vosso animal à morte e o nosso trabalho a ir por água abaixo.
As intoxicações por este tipo de drogas resultam numa série de complicações secundárias ao problema inicial, que complicam tudo! Desde problemas hepáticos, a problemas de coagulação, que resultam em hemorragias terríveis e muitas vezes fatais.
Depois há as pessoas que fazem merda e sabem que fizeram merda, mas que decidem tentar ocultar do veterinário, até que os resultados das análises do animal vem todas minadas e a gritar "intoxicação por paracetamol"!! E então a pergunta fatal é repetida, "Deu alguma medicação antes de trazer o seu animal até nós?" "Não! Só o que a outra veterinária tinha receitado. Aaah! E um benuronzinho..." FODEU!
Para além de ser uma situação que ameaça a vida do seu animal, o tratamento não é propriamente barato. Inclui colocar o animal a soro suplementado com o "antídoto", utilização de hepatoprotectores, dieta especial pobre em gorduras, e todas os outros medicamentos necessários para controlar os sinais clínicos secundários.
E mesmo com tudo isto é preciso rezar.
Agora, depois de lerem isto, livrem-se de dar tais coisas aos vossos animais, porque eu estou farta de remedianços!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário