quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A Nova Geração da Música Portuguesa

Não sou grande conhecedora de música. Agora que me salvaguardei com a frase anterior, posso expressar de forma segura a minha opinião:

Nos últimos quinze anos tem se assistido a uma mudança drástica na música que passa nas nossas rádios. Quem está minimamente atento às tendências actuais do mercado de música portuguesa, sabe que é verdade que sempre existiram nichos bem demarcados - os artistas poeta, que fazem das suas letras quase poesia, estilo Miguel Araújo, Tiago Bettencourt, os Azeitonas...; os que cantam maioritariamente em inglês, tipo The Gift e David Fonseca; as bandas do costume, onde se enquadram os Xutos, GNR, etc e tal; os rappers de intervenção do género Sam The Kid, Valete...






No entanto, ultimamente tenho sentido uma energia diferente a começar a bombar na nossa rádio. Adoro música pop e eletrónica. Sim, não sou muito selectiva e estou-me a marimbar para a isso. Já houve um tempo em que tinha cuidado com o que ouvia em público. Hoje ouço o que me apetece e de estilos musicais muito diferentes, de acordo com o meu humor e vontade. 

Apesar de ter havido um aumento da quantidade de artistas tugas a passarem nas nossas rádios, ainda não tínhamos nenhum nicho de música Pop pura e dura, que não fosse considerada música pimba. 



Actualmente nomes como AGIR, Diogo Piçarra, David Carreira, os D.A.M.A, Carolina Deslandes, apesar de levantarem muita polémica, por serem ultra comerciais, vieram trazer um novo fôlego ao que passava na rádio de Portugal. Conseguem colocar toda a gente a cantar e a dançar, sem letras pesadas, ou muitos artifícios. São pop e faziam falta.  

 
(Podia incluir muitos outros nomes de artistas e bandas made in Portugal, mas estes foram os primeiros que me vieram à cabeça, não se trata de desprestigio pelos restantes! Até porque gosto muito dos Clã e outros e só falei deles agora...)
Follow my blog with Bloglovin

1 comentário:

Ângela disse...

Concordo mesmo! Os miúdos pequenos cantam Agir e DAMA como cantam músicas infantis.