segunda-feira, 21 de março de 2016

Vet Life - Scotland #8 Visita a Perth

No meu segundo fim-de-semana escocês, resolvi visitar Perth. O tempo não estava nada de espectacular, mas aproveitei a boleia de uma amiga, que ia à cidade fazer compras. Preparei uma bela sanduíche, fruta (e bolachas gordas, coff coff...), água e roupa confortável e lá fui à descoberta! 

Perth é a cidade mais próxima de Pitlochry. Situada nas margens do rio Tay, é a capital administrativa do concelho de  Perth e Kinross e do município de Perthshire. Não é muito grande (cerca de 50.000 habitantes), mas foi, em tempos, considerada a capital escocesa, por ser um local de destino da realeza deste país. Para provar esse facto, é aqui que se localiza a "Scone Abbey" (nos arredores da cidade, para ser mais exacta), local onde estaria presente a pedra da coroação, onde os Reis escoceses eram coroados (The Stone of Destiny aka a Pedra do Destino).


Depois de chegar à zona comercial da cidade, onde as grandes superfícies comerciais estão presentes, dirigi-me para o centro da cidade.  A rua principal, "High Street", é a zona mais movimentada da cidade, com montes de lojas e lojinhas, e a entrada para o Shopping da cidade. Resolvi deixar esta vertente mais comercial de lado e segui para o Museu de Arte, na zona norte. 


Pelo caminho, um senhor perguntou-me se era turista. Eu disse que sim e ele disse "Eu também!". Pensei logo, "É AGORA QUE VOU SER ASSALTADA/RAPTADA/VIOLADA/VENDIDA PARA TRÁFICO HUMANO..." e respondi: "De onde?" Ao que ele responde "da Islândia." E depois mais blahblah sem interesse e cada um seguiu o seu caminho. Foi engraçado, mas um pouco random...é estranho, como longe do nosso habitat natural é mais fácil conversar com estranhos (E PERIGOSO! MÁ LUISA! MÁ!).

No museu não desgostei do que vi. É um sitio sossegado e dá para ter uma ideia geral do desenvolvimento da região, assim como do estilo de vida das pessoas ao longo dos tempos. 

Depois de feita a rápida visita, segui para Sul, tendo como destino a Galeria Fergusson. Pelo caminho encontrei o cemitério e tive que parar...eu e a minha tara por lugares mórbidos, mas extremamente bonitos. Um dia prometo fazer um post sobre cemitérios...hoje não.


A Galeria Fergusson foi uma agradável surpresa. Apesar de ter estudado Arte, e de ter tirado uma excelente nota no exame de História de Arte, sou uma terrível apreciadora de coisas artísticas. A minha sensibilidade é inexistente, mas estas visitas que tenho feito na Escócia aos museus (que são grátis, daí eu visitar...), sozinha e com tempo, tem-me revelado algumas coisas que desconhecia, ou que havia encerrado aqui dentro, bem no fundo do meu ser - eu gosto de histórias e, na maior parte das vezes, as obras de arte escondem uma. Mais do que ver o que está à frente dos meus olhos, se me esforçar e fizer o meu cérebro trabalhar, começo a ver aquilo que está por detrás do mero desenho e de toda a tinta.

Foi isso que fiz neste museu e gostei de imaginar as histórias por detrás das obras do pintor John Duncan Fergusson, embora nenhuma delas me tenha feito sentir especialmente emocionada. O homem gostava de mulheres...e as mulheres deviam gostar dele (aqui está, a minha sensibilidade artística em todo o seu esplendor!).


À saída do museu, as senhoras da entrada, que já me tinham perguntado de onde eu era e após ouvirem a resposta responderam, todas contentes, que na semana seguinte iam a Portugal, fizeram-me parar. Perguntaram se por acaso falava espanhol. Ao que eu respondi em tom hesitante, que arranhava qualquer coisa...Elas sacam de bilhetes de comboio e de reservas em hotel e pedem-me para traduzir, visto que elas também iam a Madrid, mas não sabiam se aquilo eram os bilhetes de comboio. Senti-me aliviada, porque por momentos senti o complexo de portuguesinha a abater-se sobre mim, achando que elas simplesmente assumiram que em Portugal se falava espanhol, porque na realidade nós éramos um distrito de Espanha!

Depois de salvar o dia, resolvi aproveitar para visitar a Poundland! Para quem não sabe, aqui nos UK, existe esta cena que é tipo um supermercado com tudo a 1£ (tive que procurar durante 3 minutos o símbolo de libra estrelina no teclado...). As coisas que vendem aqui, são provenientes de lojas/supermercados que faliram, fecharam, ou cujas coisas estão com o prazo de validade muito próximo (whatever...). Estava à espera de encontrar mais coisas de comer, mas ainda assim é um bom local para comprar coisas de higiene pessoal e porcarias para comer, tipo bolachas, chocolates, batatas fritas, massa (não é porcaria...).  


Depois de ter os sacos cheios do que achei que ia precisar para a semana fui embora. E pronto. Em meio dia, vi tudo e fiz compras, e pus-me a andar. Perth é giro e tal, mas é pequeno. Nos arredores há o Scone Palace, mas nesta altura do ano está fechado ao Sabado, e o Huntingtower Castle, mas não me apeteceu lá ir com a chuva que estava.
 

Sem comentários: