sábado, 12 de março de 2016

"A Street Cat Named Bob", James Bowen

"A Minha História com Bob", é o nome em português para o livro "A Street Cat Named Bob" de James Bowen. Mais uma vez, as traduções portuguesas no seu melhor!

Este não seria um livro que escolheria espontâneamente. A minha experiência com os "não-ficção" ficou-se por aqueles livros de relatos na primeira pessoa, das mulheres muçulmanas. Leituras que não gosto de recordar, pela pouca satisfação que me davam...Felizmente, existem outros livros bem mais interessantes, com relatos de vidas reais, como por exemplo o fantástico "Sete Anos no Tibete". Mesmo assim, teria bastantes dúvidas antes de escolher este.

"A Street Cat Named Bob", foi sugerido por uma amiga aqui na Escócia (onde quase toda a gente lê!), que me deixou uma montanha de livros para me emprestar durante a minha estadia. Como tenho andado a ler livros para crianças, decidi começar a voltar aos "para crescidos" devagarinho. Pareceu-me uma boa opção começar com este.

James Bowen é um toxicodependente em fase de desintoxicação, sem nenhuma motivação ou ambição na vida. Um dia, por acaso, depara-se com um gato laranja à sua porta. Com o passar do tempo, acaba por adoptar o gato baptizando-o de Bob e é a partir desse dia que a sua vida começa a tomar um novo rumo. 

Gostei bastante deste livro. Não é nenhuma obra prima, mas está escrito de forma muito simples e clara. É muito interessante ver a relação que este ser humano cria com Bob e o modo como este passa a ser o motivo para a sua luta contra a dependência nas drogas. Por vezes questiono-me, do ponto de vista psicológico, até que ponto esse afecto desmedido será saudável para James e o que irá acontecer quando o gatinho morrer, mas no final acho que tudo acaba por se resumir ao "agora". Se resultou para ele, ainda bem. Quem sou eu para julgar a vida e os sentimentos das outras pessoas.

Adorei ver a forma como a ligação entre o humano e o animal se desenvolveu e espero que este livro ajude a desmistificar a ideia de que os gatos são filhos do diabo! Porque não são e só quem tem um é que pode dizê-lo. 

1 comentário:

Banal Girl disse...

Uauh! Adorei!! Parabéns!!!

-Banal Girl


(Ficava mesmo muito satisfeita se desse uma espreitadela na minha aventura de aspirante a blogger, pode ser? :) - http://the-banal-girl.blogspot.pt/ )