sexta-feira, 11 de março de 2016

Vet Life - Scotland #6 Trilho "Bealach Path"

A Escócia é conhecida pelas suas magníficas paisagens. Cheia de trilhos e percursos, é o paraíso para quem gosta de caminhar, de correr, ou mesmo praticar BTT. 

Como não podia deixar de ser, fiz-me à aventura!

Normalmente não sou pessoa de correr riscos, mas também não sou pessoa de ficar à espera que alguém venha comigo. Por isso, preparei a minha mochila com comida, água, roupa extra e um impermeável. Avisei para onde ia e liguei o GPS do telemóvel. Certifiquei-me de que o céu estava limpo e parti à aventura. 



Decidi começar por um dos oito percursos que existem sinalizados à volta de Pitlochry. Como estava fresquinha, escolhi o de 17,5km - "Bealach Path". Teria de atravessar a maior montanha da região (sem ter de subir ao cume...) - Ben Vrackie!




Os primeiros 5km foram os mais complicados. Muita subida e alguma neve, com lama à mistura. Cruzei-me com alguns montanhistas pelo caminho, com quem troquei respeitáveis saudações, mas houve momentos de completa solidão na montanha. Senti uma grande sensação de liberdade. Lá no topo, com o mundo a meus pés! Ainda gritei um "UHUUUUH!!!!!", mas tive medo de provocar uma avalanche (just kiding...não havia neve que chegasse). Cruzei-me com um esquilo vermelho, rebanhos de ovelhas e muita ave que não sei identificar...finalmente alcancei a civilização, no "National Trust for Scotland", em Killiecrankie.




O local não era mais do que um parque de estacionamento, com um centro de desportos radicais, incluindo "bungee jumping" (a avaliar mais tarde) e um centro histórico relativo à famosa batalha de Killiecrankie, na qual os Highlanders lutaram contra os ingleses. O local ficou famoso pela espectacular fuga de um dos militares ingleses que, no desespero, conseguiu saltar uma distancia de 5 metros, para a outra margem do rio. O local ficou conhecido por "The Soldier's Leap". Na minha opinião aquilo tem menos de 5 metros e de onde observamos não parece assim tão inédito...mas eu observei de longe. 



 
A partir daí o percurso continua pelas margens do rio Tay. 

Quando cheguei à ponte que atravessava o rio, descobri que esta se encontrava fechada, por causa dos danos provocados pelas cheias recentes. Como alternativa tive que seguir até Pitlochry (3,5km) pela estrada nacional. Essa parte da caminhada foi uma pasmaceira e a certa altura tive que recorrer ao impermeável, porque começou a nevar. 


No final completei uma distância de 16km e no dia seguinte as minhas pernas e rabo estavam mortos. Sem dúvida, que este fim de semana vou experimentar outro dos percursos!



 

Sem comentários: