quinta-feira, 27 de novembro de 2014

5 Formas de Manter a Sanidade Mental em Época de Testes/Exames

A época de testes/exames está a chegar (infelizmente), o que significa fazer uma grande ginástica entre estudar e ter vida prórpria. Aqui ficam algumas coisas que costumo fazer para manter a sanidade mental:

1) Dormir! - o meu método de estudo consiste em ler em voz alta e tentar axplicar a uma audiência invisivel, a matéria que estou a tentar memorizar. Já testei e comprovei, que quando estudo desta forma, intercalando as leituras com noites de bom sono, ou breves sestas durante a tarde, memorizo melhor as coisas. Quando não durmo em condições, para além de ficar de mau humor, desconcentro-me mais facilmente. 

2) Fazer Pausas - é importante fazer pausas do estudo, de preferência com actividades que não envolvam usar a cabeça. No meu caso, fazer exercicio, ir dar uma volta ou ir lanchar são as melhores opções (cuidado com as pausas demasiado frequentes para lanchar!). 

3) Evitar estudar nas horas que antecedem o teste/exame - quando eu era pequena lembro-me do meu pai me dizer: o último dia não é para estudar! E realmente, limito-me a fazer uma rápida revisão da matéria toda na manhã desse dia e depois passo o resto do tempo a divertir-me com séries televisivas, videos parvos no Youtube, ou a ler um livro. Isto ajuda-me a descontrair e a não sentir qualquer tipo de stress.

4) Organizar o estudo com antecedência -  antes de começar a fazer resumos, ou a tentar memorizar seja o que for, procuro descobrir qual será a estrutura do teste/exame. O tempo que preciso para estudar para um teste de escolha múltipla não é de todo o mesmo que preciso para um teste com perguntas do género "diga tudo o que sabe". 

5) Aproveitar os pequenos momentos com a família, amigos e namorado - Nem que seja durante meia horinha, é importante falar sobre outras coisas para além do teste/exame que vamos ter.

Estes são os pequenos truques que funcionam comigo. Cada pessoa terá os seus pequenos rituais e manias, que são igualmente eficazes. Os teus quais são?

2 comentários:

Ângela disse...

Pois, cada um tem a sua maneira de estudar e o que funciona para uns, não funciona para outros.

Concordo com tudo, menos com aquele de não estudar nas horas antes do teste/exame. Se eu não estiver a estudar, fico com remorsos por estar a desperdiçar tempo com outras coisas em vez de estar a estudar. Fico a pensar: "já sabes tudo? Não? Então o que é que estás para aqui a fazer?".

Lembro-me de uma vez andar mesmo cansada e decidir dormir um bocado à tarde. Estava ali a tentar adormecer e só me vinha à cabeça as coisas que ainda tinha que fazer e estudar. Não conseguia mesmo adormecer por ter tanto que fazer. Até que me decidi a levantar-me e ir estudar.

Mas conheço uma rapariga super boa aluna (estava em medicina) que no dia anterior ao exame nunca estudava. Ia ao cinema, ia passear... Não me consigo mesmo imaginar-me a fazer isso...

Outra coisa boa para estudar é explicar a matéria a alguém. Como eu andava sempre na escola com a minha irmã, explicava-lhe a ela (e ela a mim). Depois, quando, no secundário, fomos para Áreas diferentes, comecei a explicar as coisas a alguém imaginário. Comigo resulta mesmo bem, porque fico com noção do que já sei e do que falta estudar melhor.

Alu disse...

Pois, esse é um conselho que dou, que funciona comiga. Mas a maior parte dos meus colegas estuda sempre até ao ultimo minuto. Como eu sei que nunca vou saber tudo, opto por relaxar e ficar segura do que sei XD

Também converso com alguém imaginário! Devia pensar em dar-lhe um nome! Ás vezes também dou aulas aos meus gatos XD