domingo, 15 de julho de 2018

Yoga - A minha experiência

Há três meses atrás resolvi inscrever-me no Yoga. Andava cheia de stress e com dores de costas e tinha finalmente tempo para uma actividade extra trabalho.

Até então o meu único contacto com a modalidade (se é que se pode chamar isso ao Yoga), consistia nuns vídeos que vi no Youtube e numa aula que fiz há muitos anos atrás, que me deu imensa vontade de rir.

Por iniciativa própria, procurei um local especializado e acreditado pela Confederação Portuguesa do Yoga. Queria ter a certeza que estava a ter contacto com o verdadeiro Yoga e não com a modalidade alterada que trabalha apenas a parte física e descura a mente. 

Ainda assim, a primeira aula foi um choque. Não estava há espera de algo tão zen. Confesso que quase me parti a rir na parte em que fizemos exercícios que consistiam literalmente em fungar de forma vigorosa e em cantar palavras sem sentido, como se estivéssemos num qualquer culto de bruxaria. No entanto, com o passar do tempo, o que era motivo de riso, tornou-se normal e até útil. 

Nas aulas trabalhamos vários aspectos de nós mesmos: a parte física e de flexibilidade, o controlo sobre a respiração e o controlo sobre a nossa mente e os nossos pensamentos. Não há aula em que comece a suar de forma profusa, ou me sinta a desfalecer. Não é uma modalidade em que o objectivo seja perder peso (ou a barriga), ou em que sinta que a frequento com esse fim. Actualmente pratico Yoga, porque me ajuda a desligar um bocadinho do correrio e das tarefas mundanas. Sinto-me mais flexível, as costas não me doem tanto e ajuda-me a relativizar certas energias negativas. Mas atenção, não faz milagres por si só. O trabalho continua a ser nosso, mas cada ferramenta é preciosa.

Entretanto, resolvi experimentar praticar Yoga noutro local e com outra professora, e é sempre diferente. Por isso, se acham que não gostam de Yoga, porque já o praticaram em determinado momento e não se deixaram cativar, pode acontecer que não tenha sido com o professor/ra mais indicado/a. Pode também acontecer que o problema esteja na escola de Yoga, já que existem várias com filosofias bem díspares. Se mesmo insistindo, não gostarem, amigos á mesma! 







Sem comentários: