sexta-feira, 13 de julho de 2018

Projecto Gatil Simãozinho - Um exemplo a apoiar!

Há mais ao menos um ano e meio mudei-me para Guimarães. Vim eu e o meu namorado. Não conheciamos ninguém, mas foi fácil mudar isso. Viver nesta cidade é diferente de todos os outros locais onde vivi (e já vivi em pelo menos 3 cidades diferentes). Viver em Guimarães é como viver numa aldeia em ponto grande, onde toda a gente se conhece.

Claro que ser veterinária, também ajuda a conhecermos meio mundo, mas os vimaranenses tem um orgulho próprio que encanta alguns e consegue ao mesmo tempo repelir outros (Olá bracarenses!). No entanto, assim que se consegue ultrapassar essa carapaça de orgulho e fanatismo futebolístico, somos rapidamente bem recebidos.

Para além de um centro histórico lindíssimo, Guimarães tem também algo de único no país: um projecto de escola muito bem elaborado e estimado, que se encontra na Escola EB 2 e 3 Santos Simões - O Gatil Simãozinho.



O Gatil Simãozinho, não é uma associação, mas antes o refúgio para cerca de 50 gatos e gatas vitimas de abandono, negligência, e/ou maus-tratos. Foi criado há 9 anos, como um projecto de escola e é mantido pela Professora Luísa Veiga, que, juntamente com alguns voluntários e alunos, dá a qualidade de vida que estes animais não tiveram a sorte de encontrar noutro local. 

Lembro-me da primeira vez que fui ao Gatil Simãozinho. Fui chamada para ver as orelhas de um gatinho que detestava sair do seu local. Ao transpor o pequeno portão fiquei totalmente fascinada pelo local. Como amante de gatos, que não os pode ter (obrigada namorado por seres alérgico), entrar no gatil pela primeira vez e ser imediatamente rodeada por mais de 30 gatos curiosos, foi sem dúvida das coisas mais fascinantes que experimentei. 



Todos os dias estes animais tem de ser alimentados, os sanitários tem de ser limpos, e aqueles que tem alguma patologia tem de ser avaliados e tratados. Dá muito trabalho e trás muita despesa. Já para não falar dos tratamentos profiláticos: vacinações e desparasitações. Para tentar dar conta do recado, são inúmeras as iniciativas que a incansável Professora Luísa e os seus voluntários organizam: feirinhas semanais na escola, caminhadas solidárias, recolhas em alguns locais específicos (clínicas veterinárias, por exemplo), almoços e jantares solidários...Ainda assim é difícil dar resposta ás exigências destes animais.



A gestão do gatil torna-se ainda mais complicada com um dos maiores flagelos da sociedade portuguesa: o abandono animal. Só nesta semana foram 8 os gatinhos e gatinhas que foram abandonados ás portas do gatil: 4 numa caixa transportadora que penduraram nas grades da escola ao sol abrasador, sem água e sem comida alguma; 4 num saco de plástico preto. Estes últimos ainda mamavam e já estavam a ser comidos por larvas de mosca, quando foram encontrados. Todos acabaram por morrer.

Para estas pessoas cruéis e ignorantes é fácil atirar o problema para os outros. Acredito que dificilmente estes seres humanos possam ser salvos, ou reformatados a pensar de forma humanitária, mas talvez ainda se consiga fazer algo pela educação e pelo civismo dos filhos e netos deles. Porque enquanto a sociedade não compreender que a solução para o excesso de animais de rua e abandono, não é atirar o problema para as associações e para as outras pessoas, mas sim fazer parte da resolução desta calamidade pública, nada vai mudar. Quem se importa vai continuar a lutar até ficar sem forças e se sentir exausto, porque a bola de neve nunca vai ter fim. 

É por causa desta falta de educação, civismo e respeito pelos seres vivos, que projectos como o Gatil Simãozinho são muito importantes. A sensibilização das pessoas e, sobretudo das crianças, é aquilo que lentamente vai fazer com que a bola de neve que é a problemática do abandono animal, pare de crescer.

Deixo aqui o convite para que visitem a página de Facebook do Gatil Simãozinho, façam algum tipo de doação, ou simplesmente convidem os vossos amigos a fazer um "gosto" na página. É importante que estes projectos sobrevivam e se tornem a regra e não a excepção. 

Se souberem de mais projectos de escola semelhantes, por favor deixem a informação na secção de comentários, já que gostava imenso de conhecer!  




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