O Pokemon Go não é para todos! É só para aqueles que tem um telemóvel, que dê, e para todos os que não sejam um bando de pessoas frustradas, que passam a vida a criticar tudo e todos, só para não estarem caladas e se perceber que de conteúdo tem zero!
Para os mais distraídos, que não se tem apercebido da recente enchente dos parques das cidades e até de algumas aldeias menos movimentadas, o Pokemon Go é a razão para tal! E o que é isso do Pokemon?
Toda esta história começou há mais de 15 anos atrás, quando a série televisiva Pokemon surgiu e fez as delícias dos mais novos. Seguiram-se 19 temporadas de desenhos animados, que tinham como protagonista Ash e o seu pokemon, o Pikachu, uma espécie de animal de estimação e melhor amigo, que o ajudava na sua missão de ser o melhor treinador de sempre! Foram lançadas dezenas de jogos para o Gameboy da Nintendo, existiam tazos nas batatas fritas, que também tiveram muito sucesso na minha juventude (tiveram até de ser proibidos em alguns recreios), cartas, bonecos coleccionáveis, etc etc...
Desse tempo ficaram muito boas recordações! Muitas tardes passadas com os primos e os amigos a conquistar o jogo no Gameboy, a trocar de itens, os recreios com as lutas de tazos... Nos anos que se seguiram ainda cheguei a jogar várias vezes na Nintendo DS.
Mas entretanto, a moda dos Pokemon passou e foi substituída por outras séries televisivas e as crianças "Pokemongas" cresceram e adquiriram outros interesses.
Mais de 15 anos depois, surge agora o "Pokemon Go", que tudo junto dá "Pokemongo" (irónico, porque era o nome que os meninos bullying da minha infância me chamavam...)
Pikachu, o pokemon protagonista da série televisiva, é apenas uma das dezenas de espécies de "bichinhos" que existem naquele universo. A ideia deste novo jogo é coleccionar todos os que existem. Para isso é preciso andarmos pelas nossas cidades, visitar os principais monumentos da região, as praias, montanhas e mesmo ilhas. Eles podem estar em qualquer lado! À medida que vamos apanhando mais pokemons o nosso nível vai aumentado e podemos tentar conquistar e defender ginásios espalhados por vários locais do mundo. É um jogo extremamente viciante, mas que não deixa de ser bom, porque incentiva as pessoas a saírem de casa e a encontrarem se com outras pessoas nas ruas e a conhecerem novos pontos do globo!
Como é que algo tão diferente dos ditos "jogos tradicionais", com todas estas vantagens pode causar tanta polémica e critica?
Na minha opinião, as críticas vem sobretudo de gente que não compreende o jogo, que nunca jogou Pokemon Go, e que acha que deve simplesmente criticar, para camuflar a sua ignorância e falta de curiosidade em geral.
Infelizmente Portugal está cheio dessas pessoas. Gente negativa, que ainda vive no tempo da inquisição e que se alimenta de mexericos e do mal-dizer, só porque sim. Enfim...gente que não tem nada que fazer da vida, que se limita a consumir e a não dar nada em troca ao nosso mundo.
Depois vem com a história do "devíamos era preocupar-nos com a crise politica, e o fim da UE e com os meninos em África". E de que serve preocupar-nos? E quem diz que também não estamos atentos e não fazemos escolhas responsáveis na nossa vida, só porque também gostamos de jogar Pokemon Go?! Que direito tem essas pessoas de decidir que hobbies é que eu tenho no meu tempo livre? Será que elas mesmas tem algum? Se calhar não tem e por isso é que nunca tem nada para falar, ou nada com que contribuir para a sociedade à excepção de comentários negativos e queixumes.
Mesmo fazendo parte do grupo de pessoas que não pode comprar um telemóvel que dê para jogar Pokemon Go, gosto de ver as pessoas a divertirem-se a estarem unidas. Não me interessa se isso acontece quando Portugal ganha o Europeu, ou se acontece porque estamos todos a jogar Pokemon Go.
O que interessa é que toda a gente fica alegre e esfrega esse estado de espírito na cara desses seres mesquinhos e frustrados.