sábado, 28 de novembro de 2015

Reler, ou não reler?

Reler, ou não reler - Heis a questão, quando olho para a minha estante, ou para a lista de livros lidos no Goodreads...e ainda assim é uma coisa que não me apanham a fazer com facilidade. 

A primeira razão, prendesse com a minha vontade de andar para a frente. Para quê revisitar o passado, quando existe um cem número de caminhos/livros a explorar?! Sim, o livro era espectacular, mas com tantos livros e tão pouco tempo, como é que posso se quer considerar essa opção? 

No fundo pergunto-me se será essa a verdadeira razão para andar a adiar a primeira releitura da saga Harry Potter, por exemplo. Não será antes porque tenho medo?

- Medo? - perguntam vocês. 

Sim, medo de ficar desiludida. Medo de não sentir o mesmo entusiasmo que senti, quando tinha doze anos, ou quinze. Não será demasiado cedo para me aventurar em releituras? Não passou assim tanto tempo, desde que comecei a ler "à séria". Só uns míseros 10 anos. Claro, que não sou a mesma pessoa, que era há 10 anos atrás, mas ainda assim não sinto que seja ainda o tempo para reler seja o que for. 

Ah nostalgia da infância...como enganas e nos fazes pensar, que poderemos alguma vez experimentar sensações de forma idêntica. 

Não acredito em releituras para confortar a alma. Acredito que o acto de reler um livro de que gostamos, terá de ser sempre encarado como uma primeira leitura, ou correremos invariavelmente, o risco de nos desiludirmos. 






4 comentários:

rita martins disse...

ja reli o harry potter e nao me desiludi :)bj

Célia disse...

Ando a reler o Harry Potter, com grandes intervalos de tempo entre os livros, mas continuo a adorar. A magia mantém-se :)

Carla disse...

Há tantos livros para ler... Não tenho o hábito de reler.

Nuno Santos disse...

Concordo com a opinião aqui expressa! :)