Um dos desafios em Medicina Veterinária é conseguir que o proprietário ofereça uma dieta adequada ao seu animal (Acreditem: em casa de ferreiro, espero de pau!). Isto porque, as pessoas insistem em achar que os cães são pessoas e, como tal, podem comer o que as pessoas comem. "Olha para ele! Coitadinho! Vou só dar-lhe este ossinho...".
Assim, decidi criar este pequeno Top 5 de alimentos que devem a todo o custo evitar oferecer ao vosso animal:
1) OSSOS - Por favor, não ofereçam ossos ao vosso animal! Principalmente ossos de frango! São inúmeras as situações problemáticas que podem estar relacionadas com este mau hábito dos donos: desde obstruções por fragmentos de ossos, até lacerações internas provocadas por lascas dos mesmos, passando ainda por uma maior predisposição para desenvolver fezes duras e secas, que podem ser problemáticas, principalmente em animais mais idosos (Cócós secos e esfarelados! Já notou alguma vez este fenómeno depois de dar ossos ao seu animal? Pois...). Além destes problemas, pensa-se que exista uma relação entre o facto de oferecermos ossos aos nossos animais e o aparecimento da Síndrome Dilatação/Torção Gástrica (um dia falaremos sobre ele, mas fica a nota de que é muitas vezes FATAL). Embora se desconheçam as razões exactas do aparecimento desta emergência veterinária, acredita-se que o atraso no esvaziamento gástrico seja um factor predisponente. Os ossos atrasam o esvaziamento gástrico! Não ofereçam ossos aos vossos animais! Se acham que o vosso animal precisa de roer, optem por oferecer ossos de couro. Estes tem uma digestão mais fácil e são um entretenimento relativamente seguro, para o trato gastrointestinal do vosso animal!;
2) CHOCOLATE (ou coisas com chocolate) - Apesar de toda a gente adorar chocolate e de, mais uma vez, acharem que por isso o seu animal também deve gostar (e por vezes até gosta), esta guloseima é tóxica para o cão! Isto porque na sua constituição existe uma coisinha chamada "Teobromina". Este é um alcalóide usado como diurético e também com funções estimulantes do coração. Assim, em casos de intoxicação (e não são necessárias doses por aí além...), é comum o aparecimento de arritmias cardíacas e uma sobrecarga do coração e de outros orgãos, que pode levar à morte do animal!
3) CEBOLA (Alho e Cebolinho também) - Este é um ingrediente que está incluído em muitíssimos pratos culinários. O que ele irá fazer ao nosso cão será afectar a estrutura normal da hemoglobina, a proteína principal dos glóbulos vermelhos do sangue, provocando alterações que podem conduzir a um grave caso de anemia, com aparecimento de icterícia (pele extremamente amarela, devido à presença dos compostos resultantes da destruição dos glóbulos vermelhos) e até mesmo sangue na urina. Se não for detectada a tempo e tratada com transfusão sanguínea, pode conduzir à morte do cãozinho. Assim, mais vale prevenir do que remediar!
4) UVAS (incluindo as passas!) - Apesar de terem sido reportados poucos casos, pensa-se que tenha como consequência a ocorrência de insuficiência renal. O agente que leva a esta situação ainda não foi identificado.
5) CAFÉ - Se em alguns de nós o café tem um efeito estranho, torna-se mais fácil entender o que pode fazer a um animal. O café contém substâncias (xantinas), que podem levar a danos nervosos e do sistema urinário.
Em resumo: os animais não são pessoas! Assim, não se esqueçam de que nem todas as coisas que comemos podem ser dadas ao nosso animal de estimação!
4 comentários:
Eu dava ossos á minha cadela, daqueles grandes de vaca. Ela entretinha-se durante horas...O resto nunca dei. Infelizmente ainda há pessoas que acham bem alimentar os bichos a restos...
Cumps!
Olá Sara!
Esses não são dos piores ossos. O problema é que se dizemos às pessoas "podem dar ossos grandes", quando damos por ela estão a dar todo o tipo de ossos. Assim, para evitar acidentes é melhor mesmo optar pelos de couro! Muitas vezes o alimentar a restos também tem a ver com a mentalidade das pessoas. É bastante comum por razões económicas, por falta de informação, ou mesmo por "pena" do animal (quando as pessoas acham que um cão precisa de comer restos da nossa comida, para ser feliz...tenho esse problema cá em casa, com os restantes membros da familia).
;)
Também cheguei a dar esses ossos de couro, mas ela mandava-mos roer a mim...Já os de vaca era uma festa. Eu costumava dar crus assim como vinham do talho e ela roía aquilo até ao tutano. Mas eram os únicos ossos que dava...O problema é que as pessoas arranjam animais por impulso sem pensar que eles precisam de alimentação de qualidade, cuidados de saúde, exigem tempo...Enfim.
Cumps!
Opta por cozê-los! A carne crua é uma boa forma de transmissão de vários parasitas e bactérias (Se as pessoas soubessem o quê, nunca mais comiam carne XD)
;)
Enviar um comentário