quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Cuidados especiais na Época das Festas!

Para benefício dos vossos patudos e para evitarem interromper o importante convívio de famílias com elementos veterinários, aqui ficam algumas medidas de segurança a ter durante esta época:

 
- Pendurem os vossos enfeites de natal o mais alto possível, ou fixem-nos bem longe do alcance dos gatitos e cachorrinhos mais aventureiros e exploradores. Por vezes estes adornos podem ser acidentalmente ingeridos, ou podem ter constituintes que provoquem reacções de toxicidade nos nossos amigos de quatro patas.

- Evitem oferecer aos vossos animais comida da nossa! Isto é especialmente importante com alguns alimentos que para eles são tóxicos - chocolates e uvas, são apenas alguns exemplos. Para além dos alimentos tóxicos, a abundância de "guloseimas" oferecidas um pouco por toda a gente da festa pode desencadear algumas gastroenterites pós-natalícias, ou mesmo pancreatites. Nesses casos teremos vómitos e diarreias especialmente perigosas em animais pequenos, que podem descompensar rapidamente e necessitar de tratamento médico imediato! 


- Se o vosso cão tem pavor de foguetes certifiquem-se de que durante o tempo destes eles se encontram num local de onde não consigam fugir! É bastante comum o desaparecimento de animais que entram em pânico com todo o aparato do fogo de artificio, típico destas ocasiões. Para além de levarem à preocupação dos donos, estas fugas podem resultar em acidentes graves e perigosos não só para o patudo, mas também para todas as pessoas que utilizam a via pública. 

- Cuidado com plantas decorativas típicas do Natal, que também são tóxicas para os patudos! Exemplos - Azevinho, Poinsétia, Amaryllis, ou Folhas de Pinheiro.

- Estar atento ao vosso cãozinho na altura de desembrulhar os presentes, ou, idealmente, não o ter na sala nesse momento. Pode acontecer de ele se lembrar de comer o que não deve e acabamos com um cão embrulhado por dentro...


Votos de felizes festas e acima de tudo, de festas sem acidentes!
 

Sem comentários: