terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A Era da Informação já era!

A Era da Informação já era! Hoje vivemos na Era das Opiniões. Toda a gente tem uma. Se não tem, eu acho que devia arranjar...Viva!  Ashtag "só que não" (#sqn).

Alguns de vocês perguntam o que é que eu quero dizer com isto...estou a referir-me ao facto de a maior parte das pessoas, que há bem pouco tempo não tinham uma "voz", terem agora um espaço onde podem dar a sua opinião aka Facebook. É bom opinar, mas pode ser perigoso, quando uma opinião (superficial) é repetida várias vezes e vira informação.  

A verdade é que toda a gente tem uma opinião sobre tudo. Não ter uma opinião é a actual tragédia da vida ocidental. Isto faz com que a maior parte das pessoas baseie o seu ponto de vista em opiniões alheias, sem fazer a investigação necessária sobre o assunto e baseando-se em impressões superficiais. Tudo pelo opinar!

É tão difícil manter a mente aberta, quando sentimos esta necessidade de "achar" alguma coisa. Dou por mim a ter opiniões que podem ser facilmente moldadas e tudo porque na verdade não sei do que estou a falar. 

É por esta razão que no próximo ano quero passar a compreender muitos dos fundamentos em que se baseia aquilo em que acredito. Talvez dessa forma consiga ser mais decidida e menos influenciável.



 

2 comentários:

Diogo disse...

É verdade, não faltam por aí especialistas em todos os assuntos.
É impressionante como algumas pessoas que conheço percebem tanto de política, história, filosofia, veterinária, astronomia, e um longo etc.
Fico fascinado com tão grande sabedoria.

O problema surge quando se aprofunda um determinado assunto e se vê que a tal sabedoria não passa de superficialidades ditas de forma convincente e muitas vezes errada.

Quando não sei o suficiente sobre determinado assunto limito-me a ficar calado ou a admitir a minha ignorância mas há gente que parece alérgica a isso e se farta de debitar tretas com um ar de quem é doutorado no assunto.

Ana Luisa Alves disse...

Eu acho que existe "pressão" por parte da sociedade para sabermos tudo sobre tudo. O que acontece na verdade é que ninguém sabe nada sobre nada XD