sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"Coraline", Neil Gaiman

Ultimamente não me apetece "pensar". Isso faz com que só ande a ler literatura infanto-juvenil. Digo isto em tom triste, mas nunca arrependido; tenho descoberto coisas engraçadas, que não tive a oportunidade de ler enquanto criança, mas que teriam valido a pena.

Se houvesse um Stephen King, para crianças seria Neil Gaiman.

Este "Coraline", de Neil Gaiman é um livro com uma aura um bocado obscura,  aliás, como o outro livro que já li deste autor, e que pode assustar as crianças mais sensíveis. Para mim foi uma delícia lê-lo. Manteve a minha curiosidade acesa, mesmo depois de já ter visto o filme de animação baseado nesta história. 

Coraline, é uma criança solitária sem nada para fazer no tempo das férias de Verão. Com uns pais viciados em trabalho e pouco dados a carinhos, Coraline procura ocupar o seu espírito aventureiro, mas cedo se aborrece. Começa a magicar sobre o que estará do outro lado de uma porta em sua casa, que está sempre trancada. Quando finalmente a consegue abrir, descobre que do outro lado está apenas uma parede de tijolos. Intrigada com tão estranha descoberta, Coraline abre novamente a porta e, para seu espanto, encontra com um longo corredor. Ao atravessá-lo, é transportada para um universo paralelo, onde à primeira vista tudo parece melhor do que no seu mundo; tem uns pais mais atenciosos e carinhosos, as vizinhas de baixo tem um grande talento para entreter as visitas e a comida do pai é sempre boa! No entanto, cedo começam a surgir pistas de que nem tudo é o que parece.

É um livro com o seu quê de surrealismo, escrito com a simplicidade cativante que caracteriza o autor, do qual estou a tornar-me uma grande fã! Recomendo para quem procura algo mais que um livro para crianças. Este vem com um cheirinho a terror.

Sem comentários: