sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

J.K. Rowling - Novo Livro

Quem é que nunca leu a famosa saga do "Harry Potter" e não ficou fã? Pois bem, preparem-se, pois a autora está já a preparar-se para publicar um novo livro e, embora não esteja relacionado com o mundo de Potter, estou bastante curiosa para ver o que daqui irá sair.

Fonte: AQUI


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nova Parceria - Editorial Presença

Finalmente, depois de inúmeras tentativas, o Baú dos Livros encontrou a parceira ideal, a Editorial Presença!

Agradeço à editora pela confiança que depositou neste Blog!

Para começar esta aventura, iniciei a leitura de "Do Lado de Cá do Mar" de Philip Graham, publicado pela Editorial Presença este mês.

"Sinopse: Philip Graham é um apaixonado por Portugal e por Lisboa, uma paixão que se alicerça num conhecimento profundo da cultura portuguesa e que se materializa em cada página deste livro. Trata-se de uma série de textos, entre a crónica, a literatura de viagens e as memórias familiares, em que o autor relata o ano que viveu no nosso país na companhia da mulher e da filha. Graham leva-nos por um périplo pelas calçadas lisboetas, pela culinária, pelo fado, que é também um périplo interior, histórico e literário e que nos faz redescobrir os encantos de se ser português. Do Lado de Cá do Mar conta com uma introdução da autoria de Rui Zink." 

Apesar de ainda não ir muito avançada na leitura, estou a gostar bastante. Não conhecia o autor, e por isso as minhas expectativas não eram muito altas, mas sem dúvida que está a ser uma agradável surpresa. Mais direi em breve na crítica literária...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Futuro das livrarias

Estes dias, enquanto navegava pela net, deparei me com um artigo escrito no blog da Kristen Lamb que falava daquele que ela acha que será o futuro das pequenas livrarias; o fim.

Depois da queda da indústria da fotografia (quem é que agora recorre a um fotografo com regularidade?), da indústria da música (quantos cds compram por ano e quantos é que compravam antes da internet?) e da indústria dos filmes, Kristen acredita que se nada for feito para melhorar os serviços das pequenas livrarias seu futuro será o esmagamento por parte de grandes multi internacionais, como a Amazon, ou cá em Portugal, a Fnac.

Acredito que esta autora esteja certa. Com a crise económica em que vivemos recorro cada vez mais à Amazon, pois sei que cá se aproveitam do “povo”. Aqui à coisa de um ano precisei de comprar um livro para a universidade. Na Bertrand custava 160 euros, na Amazon custava 80.

Depois há o caso dos e-books. São poucas as livrarias que tem vindo a disponibilizar livros neste formato, embora o interesse pelos e-books seja cada vez maior. Além disto, os que os disponibilizam pedem preços que são um exagero.

Dito isto, o que acham que pode ser feito para evitar a falência das pequenas livrarias? Será que irão sobreviver à crise económica, ou fecharão devido à falta de modernização e acompanhamento da evolução do mercado?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

UTTER - In the End

Este fim de semana aproveitei para ir a um mini concerto na Fnac do Bragashopping. Fui completamente às cegas, sem saber que banda ia tocar, ou qual seria o tipo de música. 
Cheguei, sentei-me e ouvi.
Fiquei imediatamente apanhada pela música instrumental inicial e achei a voz do vocalista fenomenal; fazia-me lembrar o vocalista dos Sigur Ros, Jonsi.
Sem dúvida uma excelente banda nacional, que merece estar ao nível dos grandes artistas que por aí andam.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aluguer de e-books

Hoje, enquanto navegava pelos blogs que sigo, deparei-me com um texto de um americano que fez o seu primeiro cartão de leitor numa biblioteca. Fiquei espantada quando ele disse que na biblioteca da localidade dele, também podem alugar e-books.

Sempre aceitei que, eventualmente, o livro impresso vai desaparecer; faz parte da evolução. No entanto, sempre achei que seria daqui a centenas de anos, pois é um objecto que está bastante enraizado na nossa sociedade. 

Será que afinal o desaparecimento do livro impresso ocorrerá mais cedo do que pensava?


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

2º Semestre

Depois de umas ricas férias, pontuadas por ocasionais exames, começa hoje o meu segundo semestre de aulas. Vou tentar manter os meus hábitos de leitura e de actualização do blog, embora por vezes tal não seja possível.

Agradeço por isso a compreensão dos leitores!
Cumps!
Alu


domingo, 5 de fevereiro de 2012

2º Aniversário!

Hoje é um dia especial; o segundo aniversário do Blog concretiza-se neste dia!
40200 visitas, 336 seguidores e muitas mensagens depois, é tempo de agradecer a todos aqueles que tornaram esta experiência tão especial:

Agradeço em primeiro lugar ao Luís Azevedo, por sempre me ter ajudado com ideias, com o design do espaço, por ter escrito crónicas e críticas cinematográficas e, acima de tudo, por corrigir os meus erros e ensinar-me a ser melhor;

A todos os seguidores, que são o meu incentivo para escrever sempre mais e melhor;

Ao Paulo Athayde, pelos marcadores de livros que protegem as folhas dos meus livros e contribuem em grande escala para a minha colecção, que não seria quase nada sem eles. (Paulo, estou a dever uma resposta à carta!);




Aos livros, por tudo aquilo que me ensinam.




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

1º "Giveaway" do Baú dos Livros

O Baú dos Livros, juntamente com... o Baú dos Livros (editoras patrocinadoras precisam-se!) tem para oferecer o conto de Bram Stocker, "O Hóspede de Drácula". Para se habilitarem a ganhar o sorteio tem  de ser seguidores do Blog e devem também aderir ao grupo do blog no Facebook (AQUI), embora este não seja um ponto obrigatório. No entanto, se o fizerem terão mais hipóteses de serem o vencedor! 

Este concurso está aberto a qualquer participante, de qualquer país! Aceita-se uma participação por morada e por utilizador!



a Rafflecopter giveaway

Dead Reckoning - Charlaine Harris

Acompanho as aventuras de Sookie Stackhouse há bastante tempo. Já li todos os livros da saga (excepto o de contos), e pergunto-me: o que aconteceu com Charlaine Harris? Será uma crise de meia-idade, ou as aventuras de Sookie já deveriam ter terminado livros atrás?

A verdade é que este “Dead Reckoning” trás muito pouco de novo. Sim, são feitas pequenas revelações e há um pouco de acção e um momento sensual com Bill (sim, sou team Bill), mas a maior parte do livro relata o quotidiano de Sookie. Se eu quisesse ler sobre quotidiano bastava escrever sobre o que faço todos os dias.

No entanto, e apesar do pouco emocionante enredo, não foge ao que Charlaine nos tem habituado com o seu humor simples e com um ou outro mistério por desvendar, que se mantém, para permitir à autora continuar a saga.

Não chega aos pés dos três primeiros volumas da saga, mas para quem, como eu, ainda tem a esperança de voltar a sentir a velha emoção de ler uma das aventuras de Sookie, convém acompanhar e saber qual o mistério/os que está/ão ainda por desvendar. (3/7)