quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Adeus 2010! Olá 2011!

Toda a blogoesfera está numa de escrever retrospectivas sobre ano que está quase a passar. Não querendo fugir à regra, sigo o mesmo caminho.
O ano de 2010 foi, sem sombra de dúvidas, um bom ano!
Finalmente consegui entrar no curso, que há três anos tentava entrar; consegui, juntamente com as minhas amigas, tornar o projecto do “Artes Mião” (http://artes-miao.blogspot.com/) em algo de concreto e com resultados positivos; eu e o meu namorado estamos bem; a minha família está bem; os meus amigos multiplicaram-se, e vão se fortificando algumas relações que julgava estarem perdidas; o blog tem cada vez mais leitores “activos”, que partilham comigo os seus gostos e opiniões….
….Sim, foi um ano BOM!


Feliz 2011 para todos!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"A Praia Roubada" - Joanne Harris

O primeiro livro que li desta escritora foi o “Cinco quartos de Laranja”. Fiquei fascinada com o talento de Joanne Harris para escrever narrativas tão deliciosas e misteriosas ao mesmo tempo. Depois de ler “Vinho Mágico” apeteceu me provar vinhos e deliciar-me com o seu sabor! Claro que tal não aconteceu, pois mal provei o vinho apeteceu me beber coca-cola. Com “A Praia Roubada” é outra história. Acho que dos três livros da autora que li (faltou referia o “Valete de Copas e Dama de Espadas”), “A Praia Roubada” foi aquele que despertou em mim um maior fascínio. Não consegui-a simplesmente parar de ler.

"Encerradas numa pequena ilha na costa do Atlântico, duas comunidades vivem de costas voltadas entre si. Enquanto La Houssinière se transformou numa cidade próspera devido ao turismo que a única praia de toda a ilha lhe proporciona, Les Salants permaneceu esquecida no tempo, habitada apenas por pescadores e marinheiros que, tal como a vida que levam, são rudes e amargos. Mado nasceu em Les Salants, mas cedo partiu com a mãe para Paris. Após a morte desta, a jovem decide voltar à ilha da sua infância e reencontrar o pai. Mas o regresso ao passado não é fácil."

A história de um povo, com as suas qualidades e defeitos, com os seus segredos e as suas intrigas e os sentimentos transmitidos ao longo da narrativa pela heroína, conseguiram prender-me de uma forma que poucos livros conseguem.
Definitivamente, depois de ler “A Praia Roubada”, Joanne Harris tornou-se numa das minhas escritoras favoritas. (5/7)

NOTA: As ilhas ao largo da costa ocidental francesa têm um charme irreplicável noutros lugares. Noirmoutier parece ser a ilha que inspirou a Praia Roubada, uma vez que era nesta ilha que Joanne Harris passava as férias de Verão durante a infância. Existe na ilha uma povoação que se chama Devin, o que não deixa de ser interessante.

Quando......

Quando um livro me faz chorar, só pode significar uma coisa. É um bom livro.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Natal passado

Este Natal passou a voar. Nem dei por ele a chegar e partiu tão cedo! Apesar de ser ateia, gosto desta época. Gosto de estar com toda a familia reunida, de brincar com os meus primos, de comer da comida da minha avó e, sem mentir, também gosto das prendas!
Este ano o Natal foi passado em família e recheado de presentes e boa comida. Espero viver muitos mais como este! Feliz e com aqueles que me são queridos!
Recebi muitos livros! Os meus pais e irmao também receberam, por isso podem imaginar que também os irei ler. Estou super curiora e ansiosa por começar a lê-los, mas para já continuo com "A Praia Roubada" de Joanne Harris.

Aqui ficam os livros que recebi:

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Stress

Saudações!

Não tenho tido tempo para nada. É estudar noite e dia e quando não estudo não consigo fazer nada, porque penso que devia estar a estudar. Felizmente as férias estão a chegar e com sorte terei passado a tudo e não terei exames (com sorte...).

Espero que esteja tudo bem com vocês e que as vossas aventuras literárias tenham sido melhores que as minhas!

Até breve!

Alu