segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"A Praia Roubada" - Joanne Harris

O primeiro livro que li desta escritora foi o “Cinco quartos de Laranja”. Fiquei fascinada com o talento de Joanne Harris para escrever narrativas tão deliciosas e misteriosas ao mesmo tempo. Depois de ler “Vinho Mágico” apeteceu me provar vinhos e deliciar-me com o seu sabor! Claro que tal não aconteceu, pois mal provei o vinho apeteceu me beber coca-cola. Com “A Praia Roubada” é outra história. Acho que dos três livros da autora que li (faltou referia o “Valete de Copas e Dama de Espadas”), “A Praia Roubada” foi aquele que despertou em mim um maior fascínio. Não consegui-a simplesmente parar de ler.

"Encerradas numa pequena ilha na costa do Atlântico, duas comunidades vivem de costas voltadas entre si. Enquanto La Houssinière se transformou numa cidade próspera devido ao turismo que a única praia de toda a ilha lhe proporciona, Les Salants permaneceu esquecida no tempo, habitada apenas por pescadores e marinheiros que, tal como a vida que levam, são rudes e amargos. Mado nasceu em Les Salants, mas cedo partiu com a mãe para Paris. Após a morte desta, a jovem decide voltar à ilha da sua infância e reencontrar o pai. Mas o regresso ao passado não é fácil."

A história de um povo, com as suas qualidades e defeitos, com os seus segredos e as suas intrigas e os sentimentos transmitidos ao longo da narrativa pela heroína, conseguiram prender-me de uma forma que poucos livros conseguem.
Definitivamente, depois de ler “A Praia Roubada”, Joanne Harris tornou-se numa das minhas escritoras favoritas. (5/7)

NOTA: As ilhas ao largo da costa ocidental francesa têm um charme irreplicável noutros lugares. Noirmoutier parece ser a ilha que inspirou a Praia Roubada, uma vez que era nesta ilha que Joanne Harris passava as férias de Verão durante a infância. Existe na ilha uma povoação que se chama Devin, o que não deixa de ser interessante.

4 comentários:

N. Martins disse...

Também gostei muito deste livro da Joanne Harris. Para mim já é uma das minhas escritoras favoritas há algum tempo. Há algo na escrita dela, que não consigo explicar mas, que me fascina. :)
Já leste o Xeque ao Rei? Diferente mas surpreendente. :)

Ana Luisa Alves disse...

Ola!Obg por teres passado por cá!
Ainda não li esse. Ainda so li 4 da Joanne Harris, contando com "A Praia", mas estou curiosa por mais ;)

Carlinha disse...

Nunca li nada de Joanne Harris apesar de ter quase todos os livros dela...oferecidos, claro;)
Mas não sei bem por qual começar...

MERCEDES disse...

jo tambien me lei cinco cuertos de naranja y me encanto ,asi que tomo nota de estos.gracias