sábado, 15 de julho de 2017

"Julie e Julia" de Julie Powell

Tinha algumas expectativas em relação a este livro. A culinária tem um grande potencial, para criar quadros literários que fazem crescer água na boca e povoar a nossa mente com imagens deliciosas. O problema é que este livro não é nenhum festim para a mente...

Julie é uma secretária frustrada com o seu emprego. Decide criar um blog, onde irá relatar as suas aventuras culinárias, onde tenta mimetizar as 500 e tal receitas da bíblia da cozinha francesa, escrita pela lendária cozinheira Julia Child. 

Esperava ter capítulos alternados, fazendo um paralelismo entre Julie e Julia. No entanto, há só algumas pequenas passagens referentes a Julia Child. Na minha opinião, muito poucas, o que torna a sua presença pouco notada. 

Quem escreve blogs (e contra mim falo), é sempre um pouquinho egocêntrico naquilo que escreve, mas Julia consegue ser insuportável. Salvo algumas passagens cómicas, a maior parte do livro não tem assunto. Anda sempre à volta dos ataques de histeria desta mulher, da santa paciência do seu marido e da badalhoquice que caracteriza a casa deste casal.

E é por isto que gosto de escrever críticas negativas. São o melhor tipo de opinião, porque não é preciso andar com grandes floreados e adjectivos repetitivos. Quando um livro é mau, é mau e ponto. Este livro não é bom e recomendo, que não percam tempo com ele. 

4 comentários:

Sara disse...

Livros envolvendo comida - Chocolate [Joanne Harris] e o Como água para chocolate [Laura Esquível] são provavelmente os mais conhecidos. Gostei dos dois :)

Ana Luisa Alves disse...

Os livros da Joanne Harris são sempre apetitosos! Esse clássico da Laura ainda não li... Obg pelas sugestões!

Ângela disse...

Quantas vezes já escrevi no meu blog isso mesmo: "não percam tempo com isto", seja sobre livros ou filmes. Se não é bom, não é bom!

Ana Luisa Alves disse...

Confesso que este nem consegui acabar...faltavam tipo 20 paginas...mas tinha aquela "culpa" de desistir...até que chegou o prazo de entrega da biblioteca e eu decidi mandá-lo à fava! XD