Nestas últimas duas semanas de férias aproveitei para fazer um mini-estágio de Verão.
Os dias começavam no ponto de encontro marcado. Lá entrava eu no carro, com o meu fato-de-macaco, a minha mochila e as minhas galochas de Inverno. Não sou muito faladora quando conheço alguém, mas lá fomos arranjando temas de conversa, para o período das viagens entre as visitas às explorações.
Com o que é que me deparei? Com algo que não nos ensinam na Universidade; com a realidade das explorações leiteiras e com uma amostra dos desafios que estas enfrentam.
Durante o estágio, tive a oportunidade de assistir a uma série de cirurgias para resolução de Deslocamento de Abomaso, à esquerda e à direita (mais raro, apenas vi 3); assisti à resolução de uma Torção Uterina; vi como é feita a gestão reprodutiva/de fertelidade de algumas explorações; treinei os sentidos e a observação, ao ver fazer e a fazer exames físicos; fui testada com perguntas que me deixaram envergonhada por não saber responder e, ao mesmo tempo, com vontade de saber responder; ouvi histórias de experiências engraçadas dos agricultores e dos médicos; senti-me entusiasmada por não saber o iria encontrar depois.
Foram apenas 10 dias a acompanhar veterinários que trabalham essencialmente com explorações de bovinos leiteiros, mas serviu para me esclarecer sobre as minhas dúvidas recentes; é realmente isto que me imagino a fazer num futuro próximo!
2 comentários:
Bem vinda ao mundo das Malhadas Leiteiras, Ana :)
Qualquer dia ainda nos cruzamos aqui por terras da "Princesa do Ave"!
Obg Isabel! Pode ser que sim! ^^
Enviar um comentário