domingo, 4 de março de 2018

Viagem a Colónia - Parte II

Depois do primeiro dia calmo em Colónia, saímos de casa em direcção ao centro.

Esta é uma cidade onde se caminha muito bem e foi isso que optamos por fazer, esperando que a chuva não resolvesse aparecer. Apenas tenham cuidado, para não serem atropelados por nenhuma bicicleta.

Pelo caminho, encontramos uma mesquita muçulmana colossal - a Mesquita Central de Colónia. Com a curiosidade aguçada decidimos entrar. As raparigas para o andar de cima e o único membro masculino do grupo, para baixo. Depositamos os nossos sapatos num armário e, por respeito ("em roma sê romano"), tapamos as cabeças. Foi uma experiência interessante. Achei a cerimónia bonita, principalmente a parte do canto. No entanto, é difícil para mim, nascida e criada numa sociedade onde a igualdade de género é cada vez mais incentivada, compreender e aceitar o costume de existirem áreas separadas por género, dentro de um local de oração. Não somos todos filhos de Deus?

Depois deste momento irónico - ir á mesquita na Alemanha, o país mais tolerante de sempre - continuamos o nosso passeio em direcção ao centro. Mal chegamos começou a chover torrencialmente e essa foi a desculpa perfeita para visitar o Museu de Arte Contemporânea - Museu Ludwig.

O preço de entrada ronda os 13 euros. Com cartão de estudante fica por 8 e pico. Vale a pena visitar, se gostarem de arte. Se vos passar completamente ao lado, podem não achar piada. Como ex-estudante de Artes, gostei de ver certas coisas, nomeadamente a secção de Arte Pop. Os meus favoritos foram o "quadro de bolachas de chocolate podres" e "a senhora esculpida de forma muito realista" (como devem imaginar, estes não eram os nomes das obras). Provocaram em mim fortes emoções - a emoção de nojo e outra de susto.

Quando saímos do museu, cerca de 3 horas depois, estávamos esfomeados! Resolvemos ir almoçar ás 18h. Comemos num restaurante libanês muito bom - Beirut - optamos por um combinado de entradas frias, que devoramos em minutos, seguido de dois pratos de carne, para dividir por todos.

A noite terminou em casa de uma amiga, onde comemos pizza e bebemos cerveja.

Agora que escrevo estes pequenos resumos acerca de da nossa viagem a Colónia, apercebo-me como estivemos constantemente a comer. Além de constantemente a comer, também dormimos muito. No entanto, esta é uma cidade onde não é necessário correr. 3 dias são mais do que o bastante para conhecer tudo. Nós tivemos 5 dias.