sábado, 5 de abril de 2014

"Leitores como nós" #3 - Cátia Ramos

"Leitores como Nós" é a nova publicação semanal do Baú dos Livros. O objectivo é dar a conhecer diferentes visões do mundo da literatura, dadas na primeira pessoa, pelas pessoas que vamos seleccionando. Só temos um critério de admissão: gostar de ler!

Esta semana, o Baú dos Livros foi conhecer o que pensa Cátia Ramos sobre o mundo dos livros:

Cátia Ramos, nascida no mês de Abril do ano de 1991, é uma confessa amante da cozinha e dos bons cozinhados, licenciada em Engenharia Zootécnica - há que saber produzir do campo até ao prato! - Adora a família e os amigos e faz-se acompanhar da sua fiel amiga de quatro patas, a Aurora; Não lê muito, mas gosta daquilo que tem oportunidade de ler e aceitou de bom grado compartilhar a sua opinião com o Baú dos Livros. 


BL: Lembras-te do teu primeiro livro sem imagens? Qual foi?  
CR: O meu primeiro livro sem imagens penso que foi “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco. Era um livro já velhinho, que havia lá para casa e eu decidi arriscar.

BL: Que géneros preferes? 
CR: Gosto muito de livros de romance fantásticos e se forem daqueles que são sagas que vão ser reproduzidas em filmes, ou séries, então ainda melhor. 

BL: Qual o livro que mais te marcou e porquê? É o teu livro favorito? Se não for, então qual é? 
CR: Não tenho nenhum livro que me tenha marcado especialmente. A saga Harry Potter será sempre lembrada com muito carinho porque a adorei mesmo! Ainda assim, não tenho nenhum favorito, porque quando estou a ler um livro de que gosto embrenho-me de uma forma quase estúpida e, naquele momento, é aquele livro que eu amo. 

BL: Qual a melhor adaptação cinematográfica de um livro que já viste? 
CR: Acho que, até agora, nenhuma adaptação cinematográfica das que vi fez jus ao livro. Penso que talvez o segundo filme do “Hunger Games” tenha sido das melhores adaptações, ou então o “Verónica decide morrer” do escritor Paulo Coelho. 

BL: E a pior? 
CR: Sem dúvida alguma os filmes de “Harry Potter”; não fazem qualquer justiça aos livros, para não falar no facto de mudarem algumas coisas da história. 

BL: Se pudesses escolher um personagem e um livro onde morar, quais escolherias? 
CR: Se fosse pela personagem acho que escolheria a Beatrice Prior do “Divergent” porque acho mesmo giro a normalidade com que ela encara os desafios. Quase parece um super poder. Além disso ter o "Quatro" sempre ali ao lado não era nada mau (xD); ou então a Hermione Granger do “Harry Potter” porque é fantástica! Um livro para morar seria sem dúvida "Harry Potter". 

BL: Qual é aquele escritor que não suportas? Quais as razões? 
CR: Eu não tenho histórico literário suficiente para não suportar autores, acho que para já só não suporto alguns livros, principalmente os dramáticos. 

BL: Quando escolhes um livro, o que te atrai mais? 
CR: Atrai-me principalmente se é um livro com história, com criaturas e mundos fantásticos e se tem uma boa dose de romantismo. 

BL: Gostavas de ler mais? O que te impede de o fazer? 
CR: Sim gostava, não o faço porque quando começo a ler só pára quando o livro termina então se é uma saga já estão a ver o que acontece...não faço mais nada da minha vida. Depois torna-se complicado ter tempo para tudo. 

BL: O que achas que poderia fazer as pessoas lerem mais? 
CR: Acho que se uma pessoa não tiver disposição para ler não há nada que se possa fazer para ela ler. Quanto às pessoas que gostam de ler. acho que não lêem mais causa dos preços dos livros. Tudo bem que já há muitos livros online mas não há nada como sentir o cheiro de um livro. Por isso, penso que se houvesse forma de baixar o preço dos livros ou de haver mais partilha isso faria as pessoas lerem mais. 

E esta foi a nossa nova entrevista! O Baú agradece à Cátia e volta a convidar aqueles que gostariam de participar, a contactarem-nos via email, ou página Facebook!

1 comentário:

Cátia Frade disse...

Gostei!! Tenho mesmo de ler Divergente! ;)