terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

"Inkheart" - Cornelia Funke

"Inkheart", ou "Coração de Tinta" em português, foi publicado em 2003 pela escritora Cornelia Funke, considerada por muitos como J.K.Rowling alemã. 

Esta é a história de um pai e uma jovem filha, que têm um carinho muito especial pelos livros. Desde que se lembra, Meggie sempre viveu rodeada por estes objectos especiais e detentores de mágicos mundos. O seu pai, Mortimer, a quem chama carinhosamente de "Mo", tem uma profissão algo peculiar: ele repara capas de livros - é um "médico" dos livros. 

Juntos, pai e filha, viajam para vários locais; para qualquer lugar onde exista um livro a precisar de ser reparado. O que Meggie não sabe é que Mo tem um talento especial - ele consegue trazer para o nosso mundo, personagens dos livros que lê em voz alta. Imaginem como seria maravilhoso transportar para a realidade personagens, como Dumbledore, Peter Pan, ou mesmo a Fada Sininho. 

No entanto, existem consequências que fazer Mortimer nunca ler em voz alta; as personagens, uma vez fora do livro, não podem voltar. Além disso, como Mo não consegue controlar bem os seus poderes, acabam por tornar-se reais personagens que não nada agradáveis, como terríveis vilões, que até nos livros assustam.
 
Apesar de este ser um livro direccionado para jovens adolescentes, decidi experimentar lê-lo, porque para os livros não há a idade certa, ou errada...a não ser que se trate daqueles romances erótico-pornográficos, que ultimamente tanto têm vendido.

Gostei sobretudo da forma carinhosa como a autora falava dos livros, e da ligação que pode existir entre uma simples história e o leitor. Acho que conseguiu captar aquilo que quem realmente gosta de ler se sente em relação à literatura e a tudo o que a ela se relaciona, fazendo-o de uma forma apelativa e simples. 

Sem dúvida um livro para ler aos meus filhos, quando chegar a altura de os educar para as maravilhas que um simples livro pode conter.


Sem comentários: