quinta-feira, 22 de julho de 2010

" O Pecado de Darwin " - John Darnton

“Dois homens subiram ao vulcão. Um deles voltou e mudou a História para sempre.
Baseado em documentos históricos e galardoado com o Prémio Pulitzer, este intrigante romance de John Darnton, que combina de forma harmoniosa verdade e ficção, leva-nos até à Inglaterra Vitoriana para nos dar a conhecer os mistérios que rodeiam a vida e obra do cientista britânico Charles Darwin, ao mesmo tempo que nos faz perceber que ninguém conhece a verdade que rodeia a vida de qualquer pessoa.
Ao longo do romance o seu autor apresenta-nos três perspectivas diferentes sobre a vida de Darwin: a dele próprio enquanto jovem, a da sua filha Lizzie e a dos investigadores Hugh Kellem e Beth Dulcimer.”


Li este livro na época em que tive de estudar para o exame de Biologia/Geologia, e achei-o muito interessante, existindo, nesta obra, referências aos principais conceitos da Teoria Evolutiva de Darwin. No entanto, grande parte da história é ficção, tendo o autor transformado, de forma bastante engenhosa, a vida de Darwin numa trama complexa e misteriosa. A doença misteriosa de Darwin, como chegou á sua Teoria da Evolução e o porquê da sua publicação, apenas 20 anos depois, são questões que o autor desvenda, ainda que de forma totalmente ficcional. Recomendo o livro a quem se interesse por este tema. (4/7)

Sem comentários: