Este fim-de-semana foi de urgência. Significa isso que seria arriscado ir laurear a pevide para longe da cidade-berço, não fosse algum bicho adoecer e o telefone desatar a tocar. Optamos, depois de muita insistência por parte do namorado, por ir até ao centro de Guimarães. A minha vontade era mesmo ficar em casa a curtir a depressão que é estar de urgência à chamada.
Não tinha grande fome, mas já eram 21h. A vontade dele era comer um hambúrguer daqueles "tradicionais", que andam muito na moda, mas claro que a essa hora todos os sítios do costume estavam a abarrotar. Lembrei-me de um pequeno restaurante, com uns néons todos catitas, que ficava perto do Toural.
Foto retirada do Facebook Luzzo Pizzaria Guimarães |
O restaurante chama-se Luzzo e é uma pizzaria.
Fomos espreitar o preçário e, como rondava o típico (9-12€ a pizza), resolvemos ficar. A noite estava amena e a esplanada permitia observar a gente que passava. Além do mais, a fachada dos edifícios, típicos da zona, dava algum abrigo e privacidade ao local.
A forma como cada artigo era descrito no cardápio (alguém usa esta palavra, hoje em dia?), tinha também o seu quê de poético e dava vontade de comer tudo só de ler.
Como somos do género "esfomeado teso", fomos logo directos ao assunto: pizza salmone e limonada, para mim; pizza luzzo e vinho ao copo, para ele. Nada de entradas. O tempo de espera foi mínimo e a apresentação da mesa, apesar de simples era funcional e elegante. As pizzas eram exóticas! Quero com isto dizer que o menu tinha várias sugestões fora do vulgar. Fiquei curiosa em relação à pizza com anchovas e atum, mas como não me apetecia grandes aventuras gastronómicas, optei pela de salmão.
Sou o tipo de pessoa que detesta massa alta. Sinto-me sempre aldrabada, quando me espetam com uma pizza de massa "alta e fofa" à frente, porque raramente a coisa é boa. Se eu quisesse comer pão, pedia uma sande! Felizmente na Luzzo, a massa tem a espessura exactamente certa e por isso ainda sobra espaço para sobremesa.
Pedimos um "cheesecake escangalhado" que estava uma delicia. Teria talvez dispensado as nozes na cobertura, mas dada a riqueza em omegas 3 e 6 deste fruto seco, acho que posso perdoar.
A conta não atingiu os 30€ e, apesar de sermos interrompidos por uma chamada de urgência de uma gatinha com pneumonia, foi um tempo bem passado e um excelente local para enfardar em Guimarães.
Obrigada rapaz, por me obrigares a sair de casa.
2 comentários:
Parece ter sido um jantar muito agradável e o sítio parece bem acolhedor.
Marli, do My Own Anatomy 🌻
Uh foi agradável não foi ?
pelo menos parece me !
Beijinhos
www.pirilamposemarte.com
Enviar um comentário