sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ser veterinária não é só frustração

Pelos meus textos, parece que estou sempre frustrada com o meu trabalho. 80% é cansaço. Talvez os restantes 20% sejam frustração/pânico de errar/inexperiência. A verdade é que gosto de ser veterinária. 

Seguem-se aqui alguns dos pontos positivos do meu trabalho (mais numa de me tentar alegrar, do que propriamente de vos tentar convencer #todoobloggeréumpoucoegoísta):

1) Nenhum dia é igual ao anterior - Um dos meus problemas é gostar de muita coisa ao mesmo tempo. Eu sei que estamos na era da especialização, mas acredito que não conseguiria ser feliz a fazer só uma coisa. É por isso que gosto de medicina geral. Gosto de sentir que estou sempre a aprender como as coisas funcionam, que o meu trabalho não é algo mecânico e repetitivo.

2) Posso realmente ajudar os animais - Este é outro ponto óbvio do meu trabalho. Poderia fazê-lo sendo voluntária numa associação, ou apadrinhando animais sem dono. No entanto, ao ser veterinária posso efectivamente resolver o que estiver a causar-lhes mal estar. É uma sensação espantosa, quando conseguirmos ajudar os patudos a sentirem-se bem. 

3) Todos os dias educamos as pessoas e destruímos mitos - Fico espantada com a quantidade de mitos que ainda existem, no que diz respeito aos cuidados com os nossos animais de companhia. É bom sentir que estamos a protegê-los de crenças antigas e questionáveis (por exemplo - as fêmeas NÃO tem de ter pelo menos uma ninhada para serem saudáveis!) e que estamos lentamente a mudar mentalidades. 

4) Existem aqueles clientes especiais - Aqueles que vamos acompanhando desde pequeninos e que se vão tornando em seres espantosamente carinhosos e simpáticos. 

5) Temos oportunidade de trabalhar com pessoas espantosas - Que mais ou menos nos vão passando experiência e conhecimento. Algumas delas até nos conseguem inspirar a continuar a batalhar (mesmo fora de horas). 

6) Em tudo o que faço lembro-me do meu Figo - O gatinho que fez com que toda esta luta começasse. 




Sem comentários: