terça-feira, 18 de julho de 2017

Dia 3 Seguindo as setas amarelas: Valença - Redondela

Nesta etapa o meu joelho "deu o peido" aka "arrombou" aka deixou de funcionar em condições aka tivemos de parar no primeiro albergue que encontramos, 3 km antes de Redondela.

Quando entramos em Tui fui surpreendida pela sua parte antiga. Sempre achei que Tui era só uma zona mais industrial e bomba de gasolina...mas afinal há uma catedral e uma zona histórica.

Não são as subidas, ou o esforço físico que tornam esta etapa a pior. Acho que é a quantidade de estrada e a paisagem aborrecida que o faz. Também não ajudou os 4 km extra da etapa anterior, que fizeram com que andássemos um total de 39km...

Depois de Porriño não há praticamente cafés, ou restaurantes numa distância de 12km. Por isso, no desespero da fome, entramos no primeiro que nos apareceu chamado "El Alprende", perto de um albergue. O menu peregrino era 7 euros. Pedimos dois. Foram os 14 euros mais mal gastos de sempre na pior refeição de sempre em Espanha! A sopa era claramente Knorr e o prato principal, "Arroz Cubano" era uma verdadeira m****...basta ver a foto...Comi a gema dos dois ovos e pronto. O meu pai nem conseguiu comer e quase se gregou todo! Não percebo como é possível servir tão mal e porcamente. É mesmo aproveitarem-se dos peregrinos, porque mais valia termos pedido umas tapas quaisquer.

Depois deste almoço "maravilhoso", continuamos em direcção a Redondela. Quando finalmente começamos a descer em direcção à cidade, o meu joelho resolveu que não queria mais continuar. Na descida encontramos o Bar Corisco, que tinha uma espécie de albergue improvisado. Pedimos o único quarto duplo que havia, porque não estávamos com vontade de partilhar odores corporais. Esta foi a única noite que passamos num albergue. O WC era partilhado com todos e o quarto tinha uma roupa de cama suspeita, que nos incitou ao uso do saco cama.  O dormitório estava barulhento e com um cheiro a suor nojento....sim, confesso que sou uma peregrina que aprecia um bom descanso.

O jantar foi melhor que o almoço (não era complicado), mas ainda assim nada de especial, embora a senhora responsável fosse sempre muito atenciosa. Dormimos mal e no dia seguinte lá continuamos a jornada, eu com o joelho dorido e o meu pai com bolhas nos pés. Esta etapa ia ser mais curta, era o que nos mantinha firmes!