terça-feira, 8 de março de 2016

Vet Life - Scotland #5 A clínica

O meu objectivo principal, ao escolher o Reino Unido como destino de Erasmus Estágio, foi vir aprender com um povo conhecido pelo seu respeito e amor pela vida animal. Por incrível que pareça, não vim só pela paisagem e para passear!

No tempo em que ainda não existiam muitos programas de televisão sobre a vida dos veterinários, e quando eu andava frustrada com a vida, num curso que detestava, havia  um programa de televisão chamado "Animal Hospital". O apresentador australiano, Rolf Harris, viajava pelo Reino Unido, acompanhando o trabalho diário da RSPCA e de uma série de veterinários. Não digo que tenha sido esse programa que me fez tomar a decisão de sair das Artes e tentar Veterinária, mas desde essa altura que nunca esqueci a forma peculiarmente cuidadosa com que os animais eram tratados. O desejo de vir para o Reino Unido estagiar surgiu dessa pequena curiosidade em ver para crer. 


Por isso cá estou! A meio da primeira semana e já com imensa coisa absorvida! 

A clínica onde estou é a única na vila. Tem tudo o que é preciso para funcionar devidamente e está ao nível, ou melhor, do que alguns dos Hospitais Veterinários em Portugal. Só não é considerada Hospital, porque não está aberta 24 horas/7 dias da semana. Em termos de equipamento tem um mini laboratório, com todo o material para fazermos as análises de sangue e urina; tem uma sala de raio-x e ecografia; uma sala de cirurgia; consultório e compartimentos associados...basicamente está bem equipada. 

Para além desta clínica, existe outra mais orientada para os animais de quinta, que fica a uns 15 minutos de carro. No entanto, aqui em Pitlochry, tenho visto sobretudo casos de cães e gatos e ocasionalmente algumas coisas em animais de quinta. Sinceramente prefiro assim, porque está um frio terrível e não há nada como o conforto do consultório! Além disso, ultimamente tenho descoberto que se calhar vou gostar mais de exercer veterinária em animais de companhia (cães e gatos).

Sim, porque os animais de quinta são muito interessantes enquanto lemos sobre o tema, no conforto da nossa casinha, mas o trabalho de campo não é para qualquer um, principalmente num clima como este (e tem estado calor...)! 


Para além da suprema organização e eficiência que tenho notado por aqui, o horário dos veterinários é um sonho! Entram às 9h e saem às 18/ máx.19 (em dias excepcionais). Para eles isso é sair tarde! Para mim está excelente! Além disso não trabalham aos fins de semana. Há sempre alguém a receber as chamadas de emergências durante a noite e fins de semana, mas faz-lo a partir de casa e as noites vão alternando entre a equipa de vets. Considerando que quando me formar o mais certo é fazer o que ninguém quer - noites, fins de semana, feriados, férias, licenças de maternidade...parece-me uma excelente razão para me mudar e ter alguma qualidade de vida. Não é que eu não queira trabalhar, mas eventualmente vou querer ter uma vida para além da minha carreira profissional!

Outra coisa que devia acontecer em Portugal - Haver bolos e presentes todos os dias! Estou a exagerar um bocadinho...dia sim, dia não estaria perfeito! É o que tem acontecido por aqui! Sempre que vem um vendedor de medicamentos fazer uma palestra, ou falar com os vets, há sempre bolos, sandes, doces...e os clientes passam a vida a trazer chocolates e muitas outras guloseimas! É incrível! E da parte dos representantes das farmacêuticas, é uma excelente forma de marketing!


No geral tem sido uma experiência super boa! Ver os principais problemas por aqui, a forma como as coisas são feitas, aprender novo vocabulário e trocar experiências. Vou contando mais coisas, à medida que for vendo mais!




 

Sem comentários: