quinta-feira, 3 de março de 2016

Vet Life - Scotland #2 Primeira Ida ao Supermercado

Aproveitei o primeiro dia da minha estadia aqui, para conhecer Pitlochry, a vila onde vou passar os próximos 3 meses. Uma das minhas primeiras paragens foi no Supermercado, "The Co-operative". Precisava de abastecer a minha despensa, e esta é a única grande superfície comercial do género na área.  


Ir sozinha a um supermercado no Reino Unido, ou noutro país diferente do nosso, pode ser bastante estranho. Não só temos marcas que nunca vimos na vida, como existem coisas que são super complicadas de encontrar, ou então existem sob uma diferente apresentação.

Um exemplo disso é o Leite. Em Portugal estamos habituados a comprar Leite UHT. Compramos uns 12 pacotes de cada vez e chega-nos para um mês, ou mais, dependendo da quantidade de leite que bebem por semana. Aqui o leite UHT está escondidinho numa prateleira obscura e é mais caro que a opção principal. O que as pessoas consomem é o leite pasteurizado, que tem uma validade de 3/5 dias - o chamado leite do dia. Tem um sabor ligeiramente mais forte, que a mim não me faz diferença. Acaba por ser bom para os produtores de leite, uma vez que têm uma forma mais directa de escoar o produto e as pessoas compram leite com maior frequência...embora no final, se calhar acabam por beber a mesma quantidade. 


Outra coisa que me fez imensa confusão foi a inexistência de uma banca de peixe. Sendo este um país de carnívoros, não estava à espera de uma grande oferta, mas esperava mais do que uns douradinhos ultracongelados! Aparentemente para comprar peixe nesta terra, tenho que esperar pelo peixeiro que passa por cá duas vezes por semana (num sitio que ainda não descobri), ou ir a Perth, a cidade mais próxima, que fica a 40 min de viagem. Para quem não tem carro, como eu, arranjar peixe fresco pode ser complicado. 



Chegada a altura de escolher alguns legumes e fruta, qual o meu espanto, quando descubro que quase tudo é vendido embalado e quase nada a granel! Bela forma de chular o povo!A ideia não será má, se os agricultores receberem uma parte justa desse valor. Ainda assim, custa-me dar 1,30€ por 5 maçãs minúsculas, ou 1€ por um pepino! Não faço ideia se isto também é assim nos restantes supermercados do Reino Unido, mas vou começar a procurar por outras lojas de legumes e fruta.

Aqui senti-me bombardeada por uma grande quantidade de tentações deliciosas e não consegui resistir à secção da manteiga de amendoim...Os chocolate também me pareceram mais baratos que em Portugal, assim como muitas das marcas inglesas que em Portugal são super caras, por exemplo o Fairy...

Chega a altura de pagar e é super engraçado ver a quantidade de porcarias que a maior parte das pessoas leva. Montes de batatas fritas de pacote e coisas pré-cozinhadas. 

Espero mais para a frente, conseguir apresentar algumas reviews de produtos comestíveis mais difíceis de encontrar no nosso país. Será uma espécie de estudo de mercado!

P.S. Se vierem cá, tragam Sal Marinho. É super caro aqui! Tipo 4 euros o kg! (em Portugal são só 0,30€!)

Sem comentários: