domingo, 3 de janeiro de 2016

Top 5 Melhores Livros de 2015

Nada melhor do que começar o ano de 2016 a falar de 2015

Este ano foi muito prolífico em vários aspectos da minha vida, incluindo na leitura. Agora com os estágios curriculares e a ausência de mil testes por semana, tornou-se mais facil ter tempo para mim e para aquilo que gosto de fazer nos tempos livros - ler.

Segundo o GoodReads, li 11849 páginas em 2015! Mais 3426 páginas do que no ano de 2014 e do que em todos os anos desde 2011, altura em que comecei a utilizar esta plataforma.
Superei o desafio de ler 30 livros em larga escala; li 37. 

Não quero ser uma maluca dos números, por isso mesmo resolvi fazer este post e falar um bocadinho (mais) dos livros que marcaram o meu ano:

1) "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Marquez - este foi o único livro a que dei cinco estrelas neste ano que passou. É uma obra que reúne tanta coisa sobre a natureza humana e as emoções que a caracterizam, que é muito difícil ficar-lhe indiferente. Sem dúvida que é uma leitura obrigatória para os amantes de literatura de boa qualidade, principalmente para os que gostem de cultura Sul Americana e de todo o misticismo e superstição, que sempre parece estar associado. Posso dizer com certeza, que este foi o melhor livro que li em muitos meses!


2) "Expiação", de Ian McEwan - Apesar de já ter visto o filme, que é relativamente fiel à narrativa original, valeu a pena ler "Expiaçao". Gostei bastante da forma de escrever do autor e foi também dos livros que mais interesse e emoções me despertaram. Ian McEwan ficou na minha lista de autores a explorar no futuro.


3) "Rebeca", de Daphne du Maurier - Este foi a surpresa do ano. As minhas expectativas não eram elevadas e o livro estava há bastante tempo na mesinha de cabeceira, para ser lido eventualmente. Quando comecei a leitura estava convencida que sabia onde é que a história me ia conduzir, até que Daphne du Maurier fez uma magia, estilo Gillian Flynn (acho que foi mais ao contrário, considerando as datas de publicação...) e tornou "Rebeca" um dos meus livros favoritos. 



4) "Black Beauty", de Anna Sewell -  Este livro foi "lido" no formato "audiolivro". Foi dos primeiros que li utilizando este formato. Apesar de ser um livro para crianças, acho que não deixará ninguém indiferente, principalmente se forem amantes de animais. É uma história que aborda temas sensíveis, que tem a ver com o bem-estar animal e toda a ética associada, mas que o faz de forma bastante saudável e suave. Recomendo que leiam e que, se tiverem crianças na família, lhes ofereçam este livro, porque está construído de maneira lindíssima!


5) "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder - Resolvi dar especial destaque a este livro, não porque tenha sido um dos meus preferidos, mas porque confesso que foi talvez o que mais contribuiu para a minha cultura geral. Idealmente deveria tê-lo lido, quando tinha 15 anos. Tenho a certeza que teria sido mais engraçado. Por outro lado, não sei se teria tido paciência para o acabar nessa idade. Recomendo que leiam, quanto mais não seja, para apreenderem mais sobre a história da humanidade e sobre a Filosofia!

Peço desculpa pela quantidade parva de Gif's, mas não consegui resistir!  

FELIZ 2016! 

 

Sem comentários: