terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Hysteria (2011) - Tanya Wexler

Realizado por Tanya Wexler, Hysteria conta a história da invenção do primeiro vibrador, na Inglaterra vitoriana, para auxiliar os médicos no tratamento da mais comum doença entre as mulheres - a Histeria. 

A Histeria não era mais do que a frustração associada a uma forte depressão sexual da mulher naquela altura, mas que por não ser "bem" dizer tal coisa, era encarada como uma doença mental sem cura. Nos casos mais graves a única solução era o internamento em manicómio e a "esterilização" da mulher.

Adorei a personagem do médico interpretado por Hugh Darcy, porque me identifiquei com as frustrações da sua profissão. Actualmente são algumas das que afectam muitos médicos veterinários mais velhos e que são um pesadelo, para quem encara a medicina veterinária de forma diferente e proactiva! (foi um pequeno aparte)

Com um elenco composto por bons nomes como Hugh Darcy (conhecido pelo seu papel na série Hannibal), Maggie Gyllenhaal e Jonathan Pryce, este foi o meu primeiro filme de 2016. Foi uma excelente escolha. Ri-me bastante, mas também não pude ficar indiferente à forma repugnante como o meu género era reprimido e descriminado. Senti-me sortuda por viver nos dias de hoje e recordei a mim mesma, que houve muita gente que lutou pelos meus direitos, hoje tidos como garantidos por muitas mulheres.


Hysteria tem um título em português dos mais parvos de sempre - "Boas Vibrações". Não está totalmente desadequado, já que fala da invenção do primeiro vibrador, em nome da ciência! No entanto, acho que ridiculariza um filme, que apesar de ser comédia, acaba por ser mais do que isso.

Sem comentários: