sábado, 19 de dezembro de 2020

TAG - Certified Bookaholic (Escrito em 2015)

Este Post foi escrito em 2015. Estava algures perdido nos rascunhos, mas achei engraçado publicá-lo hoje. Passados 6 anos não deixa de ter alguns pontos em que continuo a concordar:

Fui desafiada pelo blog "O meu reino da noite" a participar no TAG - Certified Bookaholic.


Este TAG foi elaborado não só pelo blog referido, mas também pelo "Words à la Carte" e pelo blog "As cenas do Tio". Sintam-se à vontade para partilharem! Aqui estão as perguntas e respostas:

1) O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça - As famosas aventuras de "Os Cinco" de Enid Blyton. Talvez por ter sido a primeira colecção que li e que me fez ganhar o gosto pelos livros. Recomendo que vejam o filme "Enid", com Helena Bonham Carter no papel principal. Muito bom e surpreendente. Quem diria que Blyton era tão cabrazinha...  

2) Um livro que dizes a todos para não ler - Todos os livros da escritora Margarida Rebelo Pinto. É que naqueles livros o assunto é mesmo só "Pinto". Em termos de conteúdo é "zero" e a própria personalidade da escritora revolta-me.

3) O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam) - Se oferecidos não contam é difícil...há mais de dois anos que não compro nenhum livro acima de 5€...

4)Conto de fadas favorito - Adoro o "Peter Pan", versão Disney. No entanto, não gosto muito da versão original. Acho que na versão de J.M.Barrie, a personagem chega a ser um bocadinho macabra.

5) Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) - Uh...difícil esta. Adoro a personagem Claire, da saga Outlander. Gosto dela por ser tão independente e ao mesmo tempo tão humana e frágil. Gostei muito do Vampiro Lestat, nos livros de Anne Rice; acho que é dos melhores vilões da literatura. Por último, escolho a Mia Thermopolis do Diário da Prinesa. Oh pá! Somos demasiado parecidas!

6) Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) - Detestei a personagem Nick Dunne em Gone Girl. O rapaz era tão parado, tão "bonzinho", que quase me apeteceu fazer-lhe o mesmo que Amy, a sua esposa, lhe fez; Werther...não tive pachorra para aquelas lamentações. Desculpem-me a falta de sensibilidade; Jacob Black, da saga crepúsculo. Não tenho paciência para personagens que tem pena delas mesmas. 

7) Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar - resposta típica: Hogwarts, Narnia e Campo "Half-Blood".

8) Uma personagem que trarias à vida real - Tyrion Lanister. Ele merecia!

9) Um livro que te fez feliz - a maior parte deles fazem-me feliz...é por isso que leio.

10) Um livro que te fez chorar - Harry Potter e o Príncipe Misterioso, quando o Dumbledore morre...lembro-me que chorei. Sei que há mais que já me fizeram chorar, mas de momento não me lembro...

11) Um livro que te fez pensar - A maior parte dos clássicos que li, fez-me pensar...quanto mais não seja, fez-me pensar na natureza humana e que por mais que se mudem os cenários, as emoções estão sempre presentes. No entanto destaco um que, quando o li, me fez pensar bastante - "Se Isto é um Homem", de Primo Levi. É um livro que relata a vida do escritor no campo de concentração de Auschwitz. É um livro que gostava de reler num futuro próximo.

12) Um livro que te fez rir - O livro 11 do Diário da Princesa fez-me soltar algumas gargalhadas...

13) Pior adaptação cinematográfica de um livro - Há tantas! Normalmente acho sempre o livro melhor que o filme...Acho que o Eragon estava uma desgraça e tinha muito potencial.

14) Livro(s) que vais ter que reler  - O que referi em cima e, entre outros, Lolita, por exemplo.

15) Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque - A Guerra dos Tronos! Sem dúvida!

16) Um livro que aches que esteja incompleto - A Bíblia. Não se percebe metade daquilo...just kiding...(até porque nunca consegui passar das dez primeiras páginas). Acho que os livros, quando nos parecem incompletos das duas uma...ou estão mesmo incompletos, porque o autor morreu, ou algo assim trágico...ou então o fim foi deixado em aberto com um objectivo. 

17) Um livro com um final inesperado - "Em Parte Incerta" (Gone Girl) de Gillian Flynn...

18) Um livro que terminou num cliffhanger - Mais uma vez...Game of Thrones. Consegue sempre surpreender e deixar-nos a querer MAIS!

19) Um livro com um final de arrancar cabelos - O último livro da Saga do Eragon. Esperei tanto tempo e o último livro não respondeu a metade dos mistérios!

20) Uma citação importante - Adoro as citações de J.M. Berrie, autor de Peter Pan. Acho que passam todas uma mensagem positiva e é por isso que gosto delas:

21)Uma música perfeita para ler - A Banda Sonora do Harry Potter.


    Sem comentários: