quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ter Mamas Grandes

Hoje poderia falar sobre as vantagens e desvantagens de ter mamas grandes, mas na realidade só queria ver quantos mais views teria por este título espectacular (sex sells!)

Por falar em sexo, e voltando ao tema da minha indecisão na escolha da área/tema/subtema da minha futura tese de mestrado, estava a conversar com o meu amigo especial e ele sugere "Porque não escolhes simplesmente um tema e depois dentro desse tema escolhes se queres grandes ou pequenos?"

Não é uma má ideia. Afinal eu gosto de tudo, o problema é mesmo escolher algo que queira aprofundar. Não é que isso vá definir todo o meu futuro profissional (I hope!). Depois de pensar um bocado sobre o assunto elaborei a seguinte lista, baseando-me nas disciplinas que mais tinha gostado de estudar:
- Reprodução;
- Gastroenterologia;
- Terapias Alternativas;
- Doenças Infecciosas;
- Doenças Neoplásicas (que é como quem diz, cancro).

Claro que dentro de cada uma destas áreas existem milhentos temas!  

Comecemos então por falar de Reprodução! Esta não foi uma disciplina fácil! Longe disso! No entanto, foi das mais interessantes que tive. Como era uma disciplina atrasada, fiz ao mesmo tempo que Medicina da Reprodução. Acho que isso ajudou a tornar o tema particularmente atractivo, porque enquanto na primeira eu aprendia o básico, na segunda percebia o que podia correr mal, porquê e como evitar/resolver o problema. Adorei a parte dos pequenos animais, em que falamos sobre como se fazia o planeamento, acompanhamento da gestação e resolução de problemas associados ao parto. Percebo também que ainda existe um longo caminho no que refere à sensibilização dos donos para a necessidade de castrar os animais, quando não se pretende que sejam reprodutores. Penso que existiriam temas bastante interessantes para explorar nesta área. Quem sabe até pudesse, de alguma forma, combinar algum dos temas acima referidos com este da reprodução. Em grandes animais o tema não me chama tanto a atenção. Definitivamente é uma área que me fascina, mas que me deixa de pé atrás, devido ás minhas ideias um pouco anti-vida carnívora! - escolheria pequenos!



Gastroenterologia foi uma área que, teoricamente, achei super interessante. Não só a parte de medicina interna, mas também a parte cirúrgica. Se quisesse seguir cirurgia, esta seria a área! (não gosto de ortopedia!). Infelizmente talvez seja uma área que é só bonita e interessante nos livros, pelo menos no que refere a pequenos animais (vómitos, diarreias, vómitos, fezes...). Em grandes animais parece bem mais interessante na vida real. Portanto, se fosse este o tema seria em grandes! Apesar da minha aversão à industria das carnes, ao menos, como diz o meu mais que tudo, sempre estarias a melhorar o bem estar desses animais.

Terapias Alternativas...não sei até que ponto isto seria um bom tema de tese de mestrado...Se calhar é melhor manter a coisa simples! 

Doenças Infecciosas...são um mundo! Para muita gente é um sacrilégio eu dizer que achei das disciplinas mais interessantes do curso, mas foi o que achei. Neste tema acho que a indecisão se iria manter entre grande e pequenos. Talvez tendesse mais para a parte dos grandes animais, visto ser de extrema importância em termos de saúde pública. Mas, ainda assim, estaria 50/50 em termos de interesse.

Doenças Neoplásicas...mais tempo de vida = >P de cancro. É uma verdade. É uma área que ainda tem muito que avançar nos nossos animais de companhia, mas que é extremamente deprimente, porque, actualmente, só se consegue prolongar a vida dos animais de meses a 2/3 anos. Não é que eles vivam muito tempo, mas não sei. É triste! Teoricamente, muito interessante. Na vida real, extremamente triste, mas também bastante comum na pratica de clínica de pequenos animais. 

E pronto...por hoje é tudo o que tenho a dizer sobre o actual dilema da minha vida. Quanto mais depressa me decidir, mais depressa me despacho do curso. Portanto, há que escolher um tema interessante e que não me aborreça de morte! Grandes ou pequenos, acho que o tempo e as oportunidades vão acabar por decidir por mim :)

2 comentários:

Ângela disse...

Ora bem, sinceramente acho que não vou dizer nada de especial, mas vi que este post ainda não tinha comentários e achei que irias gostar de receber um.
Eu não tenho nada a ver com veterinária. A minha formação é em educação de infância e em professores do 1.º ciclo. Na altura estava indecisa que curso ia tirar e, por isso, decidi tirar um e depois tirar o outro. Decisão resolvida. :)
Se tivesse de escolher um tema para uma tese de mestrado, tenho a certeza que escolheria algo que abrangesse as duas áreas (adoro a parte da "aquisição e desenvolvimento da linguagem" e a "aprendizagem da leitura e da escrita"). Não sei se daria para fazer uma tese de um tema tão abrangente (é mesmo MUUUUITO abrangente) mas seria isso que eu gostaria de trabalhar.
Por isso, e já que estás tão indecisa, o que me ocorreu era "sugerir" se não haveria algum tema que fosse de certa forma mais abrangente. Volto a dizer que não percebo nada de veterinária, mas será que não haveria um tema em que pudesses trabalhar com grandes E pequenos? Ou que fosse um tema que abrangesse dois assuntos dos que referiste? Assim não era tão específico.
Eu não gosto lá muito de animais. Nada contra eles! :) Mas acho que tratar dos animais Grandes deve ser mais aliciante. Digo eu... :)

Alu disse...

Boa noite Ângela! Infelizmente a escolha de um tema para a tese tem de centrar-se em algo bastante especifico. As espécies animais são todas bastante diferentes, daí ser complicada esta escolha! XD Mas obg pelo teu comentário! Aquilo que acontece em Veterinária é um estimulo, por parte dos professores, para a especialização. Eu acho que isso só pode surgir, depois de termos uma experiência mais basta, mas pronto...o Mestrado Integrado não me deixa grande margem de manobra. Há que encará-lo como um "ultimo trabalho" antes da vida real! XD