domingo, 1 de janeiro de 2017

Um 2016 infantil....

Se vocês forem como eu, já estão fartos de ler balanços sobre o ano de 2016 e o top x e y dos melhores e piores livros que a malta leu. Mas no fundo, o meu cantinho funciona mais para mim do que propriamente para vocês (não querendo menosprezar as vossas valiosas e sempre interessantes intervenções) Por isso, e para mais tarde recordar, quero fazer uma pequena divagação sobre os livros que li durante 2016.

Há vários anos que não lia tão pouco, como o que li durante 2016. Quantidade não é tudo (como já referi anteriormente), mas fazendo um pequeno balanço, reparo que li muita coisa infanto-juvenil, à partida coisas menos volumosas...Ainda assim descobri autores como o clássico Roald Dahl e o imaginativo Neil Gaiman. Terminei as aventuras de Percy Jackson e explorei o primeiro capítulo de "A Bússula Dourada", de Philip Pullman. 

Numa faceta mais adulta, ri-me às gargalhadas com os livros de Bridget Jones e foi-me impossível não ler de rajada todos os olumes. A ida ao cinema para ver o terceiro filme foi também super engraçada, principalmente por obrigar o namorado a ir e ele ter acabado por (ainda que sem confessar) se ter divertido com aquelas palhaçadas típicas de Jones.

Destaco ainda o livro "A Vida Secreta das Abelhas" pela impressão tão forte que acabou por deixar. É tão bom quando um livro nos surpreende assim...Também li o "As Memórias das minhas Putas Tristes" do Gabriel Garcia Marquez. Lindo. Tenho até receio de me aventurar em "críticas" a tão genial escritor...

O facto de ter lido menos teve sem dúvida a ver com a quantidade de tempo que tudo o resto (vida profissional e social) exigiu de mim. A própria quantidade de posts de opinião literária tiveram uma quebra acentuada, uma vez que a inspiração para os mesmos tardava em aparecer. 

Este ano quero continuar a ler, ao meu próprio ritmo. Explorar novos autores e terminar algumas sagas que comecei em anos anteriores. Desejo a toda a gente que por aqui passa um excelente 2017 e que seja repleto de energia positiva e felicidade! Obrigada por estarem desse lado! (até pareço uma locutora de rádio...sqn!) 

 


1 comentário:

Diogo disse...

2016 também foi ano parco em leituras aqui pelos meus lados.
Tempo é coisa que não abunda e, para piorar a situação, além dos livros também tenho música, séries e filmes a que dar atenção.

Para piorar, sempre que apanho um livro que me pareça interessante e que esteja a um bom preço, por exemplo, numa feira do livro, trago-o comigo.
No outro dia estive a ver os livros que tenho cá em casa para ler e já vão em quase 40!

Espero que 2017 me dê mais um tempinho para as leituras.

Bom ano para ti e para os leitores deste blog!