sábado, 28 de maio de 2016

Vet Life - Scotland #13 Fim-de-Semana em Edimburgo - PARTE I

Uma das minhas melhores amigas veio fazer um pequeno estágio em Glasgow e decidimos encontrar-nos em Edimburgo, para um fim de semana turístico e uma noite de borga! 

Já tinha passado uma tarde em Edimburgo, com o namorado, umas semanas antes, mas só deu para visitar o castelo e espreitar o National Museum of Scotland, quando queríamos abrigar-nos da chuva.

Uma das coisas que acho um absurdo é o preço de entrada nos castelos. Acho um exagero cada visita custar entre 5 e 10£. Imaginem quanto fica para uma família de 4...então visualizem a minha cara, quando paguei os 16,5£ para visitar o Castelo de Edimburgo. Eu sei que sou forreta, mas é simplesmente demasiado! Se o vosso objectivo for visitar muitos castelos e edifícios históricos espalhados pela Escócia, talvez seja boa ideia considerarem tornarem-se membros do "National Trust for Scotland", antes de viajarem...fica a dica!


Enquanto a minha amiga visitava o Castelo, que aliás, vale a pena, principalmente se forem a tempo da cerimónia do "tiro" das 13 horas (não acontece aos Domingos), aproveitei para visitar o Museu dos Escritores. 


A entrada neste museu é grátis e, como acontece com alguns dos museus grátis na Escócia, este também tinha uma alcatifa que cheirava a mijo (mas só na secção do Robert Stevenson...). Portanto...ou temos castelos extremamente caros, ou museus à pala, mas que por vezes cheiram terrivelmente mal...Go UK! Tirando este odor particularmente nocivo, como leitora assídua que sou, gostei do que vi. A Escócia foi o berço de um dos estilos literários de que mais gosto - o romance histórico - e neste museu existe uma secção dedicada exclusivamente à vida de Sir Walter Scott, o pai do romance histórico. Depois de visitar esta secção senti vontade de ir para casa ler...mas confesso que para quem não gosta assim tanto de livros, ou nunca leu nada de Walter Scott, Robert Stevenson, ou do poeta Robert Burns, este pode ser um museu dispensável. 


Depois de deambular mais um bocado pela Royal Mile, decidi descer até ao Grassmarket. Actualmente uma praça cheia de vida e animação, com bares e restaurantes movimentados, o Grassmarket era um dos palcos das execuções publicas...tipo decapitações e cenas maradas do género...Sinceramente pareceu-me uma praça muito simpática e estava nessa altura a decorrer uma feirinha com produtos regionais e coisas mais exóticas, desde venda de sushi, até comida vegetariana. Havia também alguns artistas de rua, que contribuíam para a animação e para o bom ambiente, que se fazia sentir. 

Ainda na Royal Mile, quando ia ao encontro da minha amiga, decidi comer qualquer coisa para enganar a fome. Fui ao café da Catedral de St.Giles, cuja entrada se encontra na face lateral da mesma, no lado oposto à rua principal. Apesar de não ser particularmente bonito, os preços (lá estou eu a falar de dinheiro...) eram dos mais baratos que se podiam encontrar na Royal Mile e tinha tudo bom aspecto. Fiquei-me por um chocolate quente e uma bolacha de pepitas e entretive-me a ler o meu guia sobre Edimburgo. 

Quando me reencontrei com a minha amiga, depois de um almoço rapidinho na Subway e de umas visitas às lojas de lembranças, fomos para a nossa próxima visita cultural - "The Real Mary King's Close". 

 
Se gostam de história vão adorar este sitio! Edimburgo é conhecido pelos seus subterrâneos e pelas visitas guiadas aos mesmos. Antes de visitar a cidade, fiz alguma pesquisa sobre as opções de tours (que são imensas...) e acabei por escolher esta. Apesar de não ser realmente um subterrâneo, Mary King's Close não é mais do que um conjunto de ruínas de uma ruela (Close), que foi propositadamente subterrada, quando o pessoal rico da cidade se lembrou que queria construir uma espécie de shopping  center naquele preciso sitio, sem querer saber para onde iam os habitantes daquela rua. A visita é feita em grupos de 15 pessoas acompanhadas por um guia actor devidamente caracterizado, que nos vai relatando os detalhes da vida das pessoas daquela rua, no século XIV. Gostei bastante e achei que toda a visita estava muito bem estruturada. Recomendo que marquem a visita de manhã, ou no inicio da tarde, para poderem ter lugar na mesma se tiverem cartão de estudante aproveitem o desconto!

Quando saímos do museu anterior já tudo estava em vias de fechar (eram 17:30), por isso demos um passeio pelo Royal Mile na direcção oposta ao castelo, em direcção ao Palácio onde a rainha costuma ficar, quando vem visitar Edimburgo - Holyroodhouse - yah..."house", SQN! 

Adjacente ao Palácio encontram-se as ruínas da Abadia de Holyrood e uma das maiores áreas verdes que já vi numa cidade. Estava precisamente a comentar como adorava este contraste entre zonas verdes e zonas urbanas, quando um esquilo resolveu fazer uma aparição em cena e nos deixou maravilhadas. 

Para terminar o dia fizemos uma pequena caminhada até ao Arthur's Seat. Se não forem nabos como nós e não se enganarem no caminho a subir, a vista vale muito a pena! Como nos enganamos no caminho, só subimos até meio, mas a vista continuou a compensar.


O dia estava longe de acabar, mas, para já interrompo a descrição!

To be continued...





Sem comentários: