quarta-feira, 5 de março de 2014

"As Noistes das Mil e uma Noites" - Naguib Mahfouz

"O romance "As Noites das Mil e uma Noites", de Naguib Mahfouz, começa precisamente onde termina o clássico "As Mil e Uma Noites"."

Se eu tivesse lido isto, antes de começar o livro, teria poupado imenso tempo; como não tinha lido "As Mil e Uma Noites", não percebi metade daquilo que estava a ler.

Este é um livro que está dividido em várias histórias, de diferentes personagens, mais ao menos interligadas entre si, e que (suponho eu) estão ligadas ao clássico acima referido. Nestas histórias, as personagens vêem a sua moralidade ser colocada à prova pelas várias tentações a que são expostas, quer através de génios, de mulheres misteriosas, ou de objectos mágicos. Misturando a realidade, com o fantasia que caracteriza as histórias árabes, as personagens fazem-nos reflectir sobre o eterno dilema da natureza humana - seguir o bem, ou o caminho, sempre mais apelativo, do mal.

Esta será talvez das minhas opiniões aquela que é menos exacta; não gostei do livro. Achei que as histórias eram aborrecidas, e que toda a linguagem era demasiado religiosa e cortês. Talvez no mundo árabe as pessoas falassem mesmo assim; talvez se eu tivesse lido "As Mil e Uma Noites", a minha opinião fosse diferente, por conseguir fazer a ponte entre as duas narrativas, reconhecendo subtis mensagens. Como tal, terei de o ler, antes de definir que esta é a minha opinião final.


Sem comentários: