quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Percy Jackson and the Lightning Thief" - Rick Riordan

A curiosidade para ler esta saga apareceu recentemente; estava a ler um artigo intitulado "Como fazer para que os seus filhos se tornem leitores", escrito por uma mãe americana, e deparei-me com este Percy Jackson. Segundo a autora do artigo, este é o herói que os filhos dela escolheram para ler sozinhos, após a leitura em conjunto do Harry Potter. Pensei "Bem, se estes putos adoraram o Harry Potter e adoraram igualmente o Percy Jackson, vou investigar!"

Arranjei a versão inglesa (visto que estou tesa como um carapau, para poder dar-me ao luxo de gastar dezasseis euros num livro, que nem sabia se valia a pena) e li o primeiro volume recorrendo ao meu Kindle.

Já não sou a criança que era quando li o Harry Potter, mas quem uma vez o lê passa o resto da sua vida à procura de alguma obra que consiga produzir o mesmo tipo de felicidade e entusiasmo, que se sentia ao ler a saga do famoso feiticeiro. Claro que nunca conseguimos. Não só porque o contexto é totalmente diferente, mas também porque algures pelo caminho os nossos gostos vão evoluindo e o nosso entusiasmo é redireccionado. 

Ainda assim, gostei bastante deste primeiro volume das aventuras de Percy Jackson. Combina duas coisas que eu gosto bastante: fantasia e mitologia grega/romana. 

Se há coisa que aprendi, quando li um dos livros da saga "Predadores da Noite", de Sherrilyn Kenyon, é que nem sempre esta mistura funciona da melhor forma. Contudo, Rick Riordan consegue criar um universo literário em que todas as peças encaixam sem caírem no ridículo. A única coisa que achei que não corria muito bem era o facto da personagem principal ter apenas doze anos, mas pensar como se tivesse mais uns cinco ou dez. 

Tirando essa pequena falha, que pode ser contornada se supusermos que Percy se encontra a narrar a história de uma perspectiva que não é a do actual momento, considero que foi um excelente e original livro juvenil. Fiquei curiosa para ler a continuação e descobrir se estou perante um possível sucessor do Harry Potter, ou se estou simplesmente perante algo ao nível de "The Hunger Games".

 

Sem comentários: