quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Kindle - Prós e Contras


Quando o meu namorado decidiu comprar um “Kindle” achei que seria uma total perda de dinheiro. Como é que ler um livro num dispositivo virtual pode ser melhor do que pegar num livro e sentir o cheiro das folhas?!

Recentemente comecei a pensar que o Kindle não serviria apenas para ler livros de ficção. Talvez fosse útil para poder ter acesso, em qualquer lugar e a qualquer hora, aos calhamaços que tenho de fotocopiar (e gastar dinheiro) para estudar. 

Estudar através de um suporte digital é algo que costumo fazer. Levo o meu computador para a universidade sempre que tenho de rever matéria antes de um teste, ou quando vou ter intervalos grandes para estudar. Mas, os computadores pesam! Seria mais fácil ter um Kindle. Assim, decidi criar uma lista de prós e contras referentes a este gadget (se alguém de lembrar de mais alguns prós/contras por favor diga, para que a lista fique o mais completa possível). 

Prós: 

- Pequeno, Leve e Portátil. 
- Acesso a Wi-Fi e 3G (acho o 3G só no Kindle 3…corrijam-me se estiver errada) 
- Possibilidade de adquirir títulos/títulos esgotados em apenas alguns segundos e por um preço inferior ao livro impresso. 
- É possível “experimentar” o livro antes de o comprar. (isto é muito útil, pois permite ao leitor ver se gosta do livro sem passar uma tarde nos sofás da FNAC a ler o dito cujo) 
- Existência de inúmeros livros disponíveis online de forma gratuita (mais em inglês e em português do Brasil, do que em Português europeu…). 
- Útil para treinar o meu inglês (que não tarda nada está enferrujado), pois possui dicionário. 
- É possível comprar jornais e revistas.
- Dá para sublinhar e escrever notas (muito útil para mim). 
- Ecrã sem aquela luminosidade dos PC’s/televisões. 
- Bateria aguenta dias sem ter necessidade de ser recarregada. 
- Também funciona como mp3 (e é tipo pen drive, não é necessário um programa tipo itunes). 

Contras:

- Não é possível ler no escuro sem uma iluminação suplementar. 
- Objecto frágil (o meu namorado partiu o dele (E nem sabe como) depois de cerca de 3 meses de o ter… sorte é que estava na garantia). 
- Poucos livros em português europeu disponíveis. 
- Os sublinhados só dão para fazer em ficheiros com formato kindle (boa…).
- Caro! 
- A preto e branco (para mim é o pior defeito de todos, pois o meu material de estudo costuma ter muitos gráficos e imagens a cores). 
- Por vezes existem problemas quando se pretende ler arquivos em PDF, por isso é necessária a conversão para formato Kindle. Além disto, quando o PDF está organizado em quadrados (tipo powerpoints) lê-se muito mal! 
- Para converter o formato de um artigo para formato Kindle é necessário mandar o arquivo para a Amazon e eles reencaminham-no para o nosso e-mail ou para o próprio Kindle (esta última opção paga-se). Isto não me parece mesmo nada prático.

Sem comentários: